União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Biodiesel

Redução de mistura de biodiesel no Brasil afeta setor de soja, que já fez recompras
Publicado em 13/08/2020 às 16h04
A bolsa paulista perdia fôlego na tarde desta quinta-feira, com o tombo de 8% das ações da BRF entre as maiores pressões de baixa do Ibovespa, em meio a uma agenda forte de resultados trimestrais no Brasil e um cenário sem direção comum no exterior.

O ministro afirmou mais cedo, durante um seminário online do setor de biodiesel, que a mistura será reduzida devido a problemas de oferta constatados no leilão L75.

O "desbalanço" na oferta de combustível, conforme afirmou o ministro, ocorre após o Brasil ter exportado grandes volumes de soja em 2020, com uma forte demanda da China e contando com um câmbio favorável para exportações ---o óleo de soja responde por 70% a 75% da matéria-prima do biodiesel, dependendo da época do ano.

"A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) lamenta a decisão do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de reduzir a mistura...", disse em nota.

Para a Abiove, a decisão foi "tomada de forma precipitada pois sua principal alegação, de falta de biodiesel, somente poderá ser comprovada após o cumprimento do que está previsto no edital".

"Ou seja, após a conclusão do L75, que segue paralisado, e a realização de um leilão complementar, caso fosse evidenciado, a partir do fechamento do L75, que as vendas seriam insuficientes para atender a demanda", completou.

De acordo com a associação, ao ter anunciado redução da mistura antes da finalização do leilão, "os órgãos oficiais podem estar desprezando 1.166.420 m³ já comercializadas nas etapas já realizadas do L75".

A associação disse ainda que havia um compromisso do MME e da ANP de, qualquer que fosse a decisão, esta fosse comunicada oficialmente aos setores envolvidos "para evitar especulações no mercado".

"Infelizmente houve uma comunicação pública antes de informar o setor."

A associação da indústria de soja, o principal produto de exportação do Brasil, afirmou que "não admite o cancelamento das vendas realizadas, visto que essa ação causaria colapso na cadeia produtiva da soja e na comercialização de óleo, dado que a matéria-prima já foi comercializada, inclusive com recompras de soja que iria ser exportada para ser processada no Brasil".

Para a Abiove, há também compromissos firmados com as vendas de farelo de soja, produto derivado do processamento da soja, assim como o óleo, utilizado para a produção de biodiesel.

"Tudo isso será colocado em risco se for tomada mais uma decisão equivocada sobre o L75. Portanto, a Abiove considera obrigatória a conclusão do L75 e o cumprimento estrito do disposto no edital desse leilão".
Roberto Samora
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas