União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Opep pode ter reunião extra em outubro se mercado piorar, diz fonte
Publicado em 17/09/2020 às 14h08
Foto Notícia
A Opep pode realizar uma reunião extraordinária em outubro se os mercados de petróleo enfraquecerem mais, disse nesta quinta-feira o ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, segundo uma fonte da Opep .

Os preços do petróleo ampliavam ganhos nesta quinta-feira, subindo mais de 1% com as notícias, enquanto a Opep promovia um encontro de portas fechadas com o grupo que inclui membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados liderados pela Rússia.

A reunião aconteceu em meio a um cenário de queda nos preços do petróleo e perspectivas negativas de recuperação econômica.

O grupo conhecido como Opep alertou que o aumento nos casos de coronavírus em alguns países pode limitar a demanda por petróleo apesar de sinais de recuperação econômica e indicações iniciais de uma queda nos estoques, segundo uma prévia de comunicado de imprensa e um relatório interno.

O painel de grandes produtores que inclui a Arábia Saudita e a Rússia não recomendou nenhuma mudança em sua atual meta de produção de 7,7 milhões de barris por dia (bpd), equivalente a 8% da demanda global.

Mas o grupo pressionará países como Nigéria e Emirados Árabes Unidos para que cortem mais oferta para compensar produção excedente em meses anteriores, podendo ampliar o período para essas compensações, disseram três fontes da Opep .

"O comprometimento total (com os cortes) não é um ato de caridade. É uma parte integral de nosso esforço coletivo para maximizar os interesses e os ganhos individuais de cada membro deste grupo", disse o príncipe Abdulaziz ao abrir o painel da Opep , conhecido como comitê ministerial de monitoramento conjunto (JMMC).

Os produtores da Opep têm restringido sua produção desde janeiro de 2017 para ajudar a apoiar os preços e reduzir os estoques globais de petróleo. Eles aumentaram os cortes para um recorde de 9,7 milhões de bpd entre maio e julho, depois que a demanda caiu como consequência da crise do coronavírus.

O painel ministerial também disse que está preocupado com o aumento no excesso de produção acumulado, que atingiu 2,38 milhões de bpd entre maio e agosto, segundo o relatório.

O grupo pediu para que Iraque e outros produzam abaixo de suas cotas em setembro para compensar o excesso de oferta entre maio e julho.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo cai conforme preocupações com o Oriente Médio diminuem
Publicado em 25/04/2024
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo sobe com queda do dólar; foco muda para dados econômicos
Publicado em 24/04/2024
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo fecha perto de mínima de 3 semanas
Publicado em 19/04/2024
Mais Lidas