União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Crianças da educação infantil em situação de vulnerabilidade serão contempladas com Movimento Abraçar
Publicado em 18/09/2020 às 11h26
Não é só a produção de etanol, biomassa e açúcar que movimentam a rotina da Usina Miriri na Região Metropolitana de João Pessoa em plena safra, mas a vontade de contribuir na formação do caráter de crianças de 1 a 7 anos nas comunidades adjacentes da agroindústria. A empresa mantém uma escola com 100 crianças, um exemplo a ser seguido, através da implantação do Movimento Abraçar, e agora quer estender a iniciativa para mais 10 municípios da zona da mata paraibana, de forma gratuita, e com o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Uma das etapas para a concretização dessa ferramenta pedagógica, aconteceu nesta quarta-feira (17), com a realização de uma videoconferência com gestores públicos. A apresentação do Movimento Abraçar foi apresentado aos representantes dos gestores públicos paraibanos pelo criador do projeto, professor Carlos Andriani

A videoconferência foi aberta pelo diretor presidente da Usina Miriri, Gilvan Morais Sobrinho que agradeceu a participação dos representantes dos gestores dos 10 municípios e destacou a importância de ajudar na formação das crianças de 1 a 7 anos. "Nossa preocupação é dá o melhor para as pessoas e disponibilizar essa ferramenta pedagógica para o entorno da usina", destacou.

Para o professor Andriani, a metodologia da amorosidade na escola desde a creche, vem se destacando como idealismo da equipe executora na igualdade de oportunidades, pois a formação do caráter da criança se inicia no berço. "A criança sente e copia as atitudes dos adultos. Isto vai determinar a personalidade quando adulto, e isso é a base de uma nação e valores de uma sociedade", destacou.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, o evento representou mais uma contribuição da Miriri Alimentos e Bioenergia para se ganhar tempo no acesso a melhores oportunidades desde a primeira infância, a fim de que as crianças amem estar na escola antes dos três anos.

Na opinião do dirigente do Sindalcool, a valorização do mundo interior da criança através da meditação vai levá-las a crescer com bons sentimentos, mais concentração e foco no desenvolvimento pessoal.


O QUE É -- O Movimento Abraçar é uma metodologia pedagógica voltada para a formação ética e moral das crianças de 1 aos 7 anos, e aplicada em creches e nas salas de aulas da educação infantil, paralelamente ao conteúdo didático de cada série, por meio de conteúdos teóricos, mas também com prática da meditação.

A metodologia já foi implantada em vários municípios brasileiros, como Jaboticabal (case de sucesso), Uchoa e São José do Rio Preto em São Paulo, além de Cedros em Pernambuco, mais de dez municípios no Ceará, no entorno de Fortaleza. Os resultados foram a harmonia e redução de violência doméstica e ainda dos indicadores de criminalidade.

Para implantar o Movimento Abraçar o município ao fazer adesão à iniciativa, precisa ter um projeto de lei aprovado e para a execução não é preciso gastar sua verba pública, pois é oferecido em sistema de parcerias como a da Miriri Alimentos e Bioenergia.

O movimento foi desenvolvido pelo professor Carlos Andriani, que defende que o ser humano deve ser acolhido e estimulado a realizar a sua essência até os sete anos de idade, etapa em que se formam conexões neuronais. O projeto existe há 16 anos, e teve início em Campinas-SP com o atendimento de até 600 crianças na creche Monte Cristo, situada em um bairro violento e socialmente vulnerável.

Baseado nos cinco valores da essência humana (amor, paz, verdade, ação correta e não violência), tem o objetivo de educar seres humanos melhores e com capacidade para desenvolver todas suas qualidades positivas, tornando melhor a vida em sociedade.

O Movimento Abraçar é executado pela Associação Douglas Andreani (ADA) em homenagem ao pai do idealizador, Douglas Andreani que praticou filantropia na comunidade que viveu.

O movimento busca a união da sociedade para a transformação social a partir da criança e Andriani definiu como missão "contribuir para que os prefeitos garantam uma educação infantil universal e voltada para a formação do caráter das crianças com base nos valores humanos, o que se fará mediante lei municipal que preveja a preparação dos professores e um plano de atendimento de 100% da demanda em creches e pré-escolas", adiantou, para garantir a igualdade de oportunidades.

Ao defender a metodologia para os alunos na infância, Andriani destacou que esta fase está diante de uma janela de oportunidade única para a formação do caráter que irá dirigir as habilidades e conhecimentos do adulto. "A formação dos valores antecede a fase de alfabetização da criança. O bebê nasce sem mente e com a capacidade de aprendizagem, de seleção de temas para colocar atenção. A rede neuronal vai se desenvolvendo a partir de uma base de 86 bilhões de neurônios e tem um pico de sinapses na fase dos três anos de idade", defendeu.

Para o professor esta rede neuronal estará bem desenvolvida até a fase dos sete anos de idade, quando a criança já compara as situações vividas com relação às experiências boas ou ruins do passado. "Desta forma, na fase infantil, a criança guarda seus referenciais de vida com tinta de fogo, ou seja, com muita emoção e com pouca referência da racionalidade", disse.

Participaram ainda da videoconferência, educadores da prefeitura de Jaboticabal que contaram com o apoio do então prefeito Perina, além de servidores da prefeitura de Campinas e outras cidades onde já foi implantada a metodologia do Projeto Abraçar.
Fonte: Sindalcool/PB
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas