União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Crescimento da indústria no Brasil atinge novo recorde em setembro, mostra PMI
Publicado em 01/10/2020 às 10h59
O crescimento da atividade manufatureira brasileira chegou a um novo recorde em setembro, em meio à forte expansão das encomendas, da produção e das vendas de exportação, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta quinta-feira.

O IHS Markit informou que o PMI de indústria do Brasil chegou a 64,9 em setembro, nível mais alto desde o início da série histórica, em fevereiro de 2006. Em agosto, o PMI havia marcado 64,7.

Assim, o setor encerra o terceiro trimestre dando continuidade à recuperação dos efeitos da pandemia de coronavírus, uma vez que leitura acima de 50 indica crescimento da atividade.

As novas encomendas aumentaram com força em setembro e no segundo ritmo mais forte na história do levantamento, com os participantes sugerindo que o relaxamento nas restrições para conter a Covid-19, o fortalecimento da demanda e as encomendas de larga escala sustentaram os ganhos no total de vendas.

As encomendas do exterior aumentaram em setembro, encerrando período de um ano de contração com a taxa mais forte de crescimento em quase quatro anos e meio. Entre os motivos citados, está a depreciação do real em relação ao dólar.

"Várias empresas sugeriram que as restrições mais brandas contra a Covid-19 as ajudaram a garantir um número positivo de novas encomendas, com a depreciação do real contra o dólar sustentando a primeira alta nas exportações em mais de um ano", disse a diretora associada de economia do IHS Markit, Pollyanna De Lima.

Em resposta ao aumento das vendas e ao abrandamento das restrições pela Covid-19, os empresários industriais aumentaram novamente a produção no período, no segundo ritmo mais rápido desde o início da coleta de dados.

Com isso, o mês também foi marcado pela criação de vagas de trabalho, embora isso tenha sido insuficiente para aliviar a pressão sobre a capacidade, com os pedidos pendentes registrando ritmo recorde de alta.

"Houve sinais claros que a capacidade operacional ficou sob pressão, entre as indústrias e nas cadeias de oferta", completou De Lima.

Tanto os preços de insumos quanto de produção aumentaram também a taxas recordes em setembro, diante de fraqueza cambial, forte demanda e falta de matérias-primas.

Enquanto isso, o otimismo sobre a atividade futura se fortaleceu, com os participantes da pesquisa esperando que o investimento, a expansão da capacidade e ajustes pós-pandemia sustentem aumentos de produção ao longo dos próximos 12 meses.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas