Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Poder feminino se faz presente na Usina Santa Terezinha
Publicado em 05/04/2021 às 14h55
Foto Notícia
O cultivo de cana-de-açúcar vai muito além do campo. Por trás da lavoura que cresce saudável, existe uma peça-chave chamada planejamento. Esse é o papel da Elka Mayara Soares, de 37 anos, supervisora de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da Usina Santa Terezinha, em Cidade Gaúcha.

Formada em engenharia agrícola pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e uma das três mulheres formandas de sua turma de graduação, Elka está na empresa há quase 14 anos. Começou sua trajetória como estagiária, foi efetivada como Analista de Planejamento e hoje é uma das mulheres a ocupar um cargo de supervisão na área agrícola da empresa. Elka é um dos exemplos de que a participação feminina nas lideranças de empresas do setor sucroenergético vem conquistando cada vez mais espaço.

Elka desempenha um trabalho conjunto: desenha e as equipes de campo executam. "Meu setor é responsável por conhecer todas as áreas agrícolas da usina e, com base nisso, montar o planejamento, ou seja, desenhar como tudo será feito. Se eu não tiver o desenho de como será a safra, mensalmente e diariamente, posso ter gargalos em relação à entrega da cana", detalha a engenheira agrícola.

No plantio, sua equipe planeja o preparo de solo, rotação de cultura, qual variedade de cana-de-açúcar será plantada em cada fazenda -- de acordo com as características do solo -, define o melhor momento para o plantio. Na colheita, o setor de Elka é responsável por saber quais áreas serão colhidas, pensar na sequência de colheita com base nas variedades de maior maturação, período de colheita. Além de planejar o futuro, pensando em variedades de melhor qualidade, controle de pragas, aplicação de adubos entre outros.

Todo esse trabalho minucioso, feito em uma mesa de escritório e em muitas análises a campo, reflete em lavouras saudáveis e bem-cuidadas.

Na avaliação de Elka, as mulheres podem e devem ocupar o setor agrícola. O setor sucroenergético e, mesmo o agronegócio, sempre foram ambientes mais familiares para os homens, porém este cenário tem mudado cada vez mais.

Usina Santa Terezinha

Com mais de 50 anos de história, a Usina Santa Terezinha é uma empresa do setor de açúcar, etanol e bioeletricidade. Composta por 11 unidades no Paraná e Mato Grosso do Sul, a empresa emprega mais de oito mil colaboradores.
Fonte: GMC Online
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas