União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Siemens entrega equipamento elétrico submarino para Bacalhau
Publicado em 09/06/2021 às 16h31
OneSubsea contratou a Siemens Energy para fornecer um pacote pronto para uso para o desenvolvimento do campo de petróleo de Bacalhau na bacia do pré-sal de Santos, na costa do Brasil.

O campo Bacalhau, operado pela Equinor, está a cerca de 115 milhas (185 k) de São Paulo, Brasil, a uma profundidade de 6.726 pés (2.050 m).

O escopo de fornecimento da Siemens Energy para o projeto incluirá sensores de pressão e temperatura para o sistema de produção submarino, equipamentos de distribuição elétrica, incluindo condutores suspensos, terminações umbilicais e conectores para módulos submarinos e conjuntos de chicotes de pernas múltiplas.

A fabricação ocorrerá em conjunto na fábrica da empresa em Bømlo, Noruega, e na fábrica de conectores submarinos em Ulverston, Reino Unido. Ele também fornecerá um conversor de frequência para a embarcação FPSO .

Jennifer Hooper, vice-presidente sênior de Soluções de Aplicações Industriais da Siemens Energy, disse: "Fornecer equipamentos de distribuição elétrica e instrumentação como parte do pacote completo pronto para uso reduzirá o número de fornecedores necessários para o sistema de produção submarino. Isso reduzirá significativamente os riscos de interface e a complexidade geral do projeto para OneSubsea. "

Os sensores de pressão e temperatura fornecerão dados de monitoramento para o sistema de produção no fundo do mar. Os conectores submarinos fazem parte do sistema de distribuição e fornecerão energia de baixa tensão e comunicações para o sistema submarino de produção de árvores de natal.

A instalação e o comissionamento do equipamento estão programados para 2022 e 2024.

"Este é um dia emocionante. Bacalhau é o primeiro empreendimento greenfield de uma operadora internacional na área do pré-sal e criará grande valor para o Brasil, Equinor e parceiros. A boa cooperação com parceiros, autoridades brasileiras e fornecedores resultou em uma decisão de investimento para o campo de Bacalhau ", disse Arne Sigve Nylund, vice-presidente executivo de Projetos, Perfuração e Aquisições da Equinor.

O plano de desenvolvimento foi aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em março de 2021.

"O Bacalhau é um passo importante para a concretização de nossa ambição estratégica de aprofundar nossa presença no Brasil. É também um projeto importante para o país, pois representa investimentos significativos, efeito cascata na cadeia de suprimentos e geração de empregos locais ", afirma Veronica Coelho, gerente nacional da Equinor no Brasil.

O primeiro óleo está planejado para 2024. Devido à pandemia COVID-19 e às incertezas relacionadas, os planos do projeto podem ser ajustados em resposta às restrições de saúde e segurança.

O desenvolvimento consistirá em 19 poços submarinos ligados a uma unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) localizada no campo. Este será um dos maiores FPSOs do Brasil, com capacidade de produção de 220 mil barris por dia e dois milhões de barris de armazenamento. O óleo estabilizado será escoado para navios aliviadores e o gás da Fase 1 será reinjetado no reservatório.

O contratante do FPSO irá operar o FPSO durante o primeiro ano. Posteriormente, a Equinor planeja operar as instalações até o final do período de licença.
Miquéias Santos
Fonte: O Petróleo
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas