União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Senado discute temas sobre os desafios do futuro da produção agrícola no Brasil
Audiência pública foi presidida pelo senador Izalci Lucas, com a presença do indicado ao prêmio Nobel da Paz, Alysson Paolinelli e o pesquisador da Embrapa Maurício Lopes
Publicado em 11/06/2021 às 17h26
Com o objetivo de debater propostas para o futuro da agropecuária do Brasil, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), solicitou audiência pública, realizada nesta sexta-feira (11). Participaram do debate o presidente-executivo da Abramilho, ex-ministro da Agricultura e candidato ao prêmio Nobel da Paz 2021, Alysson Paolinelli e o pesquisador Maurício Antônio Lopes, presidente do Comitê Gestor de Pesquisa em Energia, Química e Tecnologia de Biomassa da Embrapa.

O ex-ministro Paolinelli, indica que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está fazendo investimentos maciços para o desenvolvimento do campo na área da bioeconomia. "Eles sabem que através disso nós vamos mudar o processo de geração de recursos, nós vamos mudar todas as nossas iniciativas a começar pelo processo industrial."

Alysson Paolinelli ressaltou ainda que ao atender mais às demandas e as soluções que os pesquisadores da bioeconomia vão oferecer, "o Brasil terá uma mudança excepcional". Para ele é necessário reconhecer que o Brasil é o país mais rico em biologia do mundo. "O Brasil hoje é o grande repositório dos recursos naturais que o mundo deseja. Não podemos perder de vista as mudanças tão bem definidas e que nos dará, sobretudo, a independência de produtos químicos que nos faz gastar hoje 37,5 bilhões de dólares".

O representante da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, afirmou que discutir o futuro do Agro brasileiro, em meio a pandemia do novo coronavírus, é relevante. "Principalmente sobre os desafios para a produção agrícola no mundo e também no Brasil". Ele reafirmou que também há preocupações relacionadas às mudanças de clima. "Como o Brasil é um dos principais protagonistas nessas frentes, é fundamental que discutamos esses desafios e que pensemos que trajetória é essa que a agricultura brasileira precisará trilhar no horizonte de 2030 que é o horizonte da agenda da ONU".

O presidente da Comissão Senado do Futuro, Izalci Lucas (PSDB-DF), abordou o tema da regularização fundiária. O senador ressaltou a importância do tema da regularização de terras, principalmente para o pequeno produtor. "Metade da população do país ainda vive em áreas irregulares, inclusive as áreas rurais, e que muitas vezes não tem financiamento, não tem como investir porque não tem escritura, é uma demanda antiga e que precisamos ajustar ainda mais."

Indicação ao Nobel da Paz -- O ex-ministro da Agricultura (1974/79), Alysson Paolinelli, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala, e tudo que desenvolveu pela Embrapa. Foi também deputado federal, diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), chefe da delegação brasileira na Conferência Mundial de Alimentos da FAO e presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil. "Quem merece esse prêmio não sou eu, é o Brasil", declarou Paolinelli.

O Nobel da Paz é concedido anualmente para a pessoa que tenha feito o maior ou o melhor trabalho pela fraternidade entre nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela manutenção e promoção de congressos de paz.
Fonte: Agência Senado
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas