União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Comunicação: Tipos de comunicação - verbal, não verbal e invisível
Publicado em 05/07/2021 às 11h51
Foto Notícia
Quem fala errado, é a Mônica ou o Cebolinha? Se você respondeu que é o Cebolinha, você pode ter respondido certo ou errado, vai depender da intenção de quem perguntou. Pois o Cebolinha, dos personagens do Mauricio de Sousa é o que troca o "R" pelo "L", de maneira que o Cebolinha fala errado, mas o Cebolinha fala "elado" e não "errado".

Esse exemplo serve para demonstrar o quanto a comunicação é complexa.

E não é por menos que a deficiência de Comunicação é o item mais comum das queixas nas empresas, e a principal causadora das deficiências nos relacionamentos interpessoais, e geradora dos maus ambientes de trabalho.

Vamos a algumas dicas, não de como se comunicar, mas de como entender a comunicação.

Os especialistas no assunto garantem que a comunicação ocorre até 35% de maneira verbal e 65% de maneira não verbal, e eu acrescento ainda que nesses percentuais está embutida a comunicação invisível.

E o que é cada uma delas:

A comunicação verbal é a falada

A comunicação não verbal é quando a comunicação não se dá através da fala pura e simples; a entonação das palavras (agressivas, carinhosas, lentas, aceleradas etc.), levará a comunicação com a emoção. A expressão corporal tem um papel de destaque na comunicação não verbal.

Precisamos saber que cada indivíduo tem um ponto mais forte na captação das mensagens; uns são mais auditivos - com esses funciona melhor a conversa; outros são mais visuais - para esses funcionam melhor as mensagens escritas; e tem os que são mais sinestésicos -- aqueles que captam melhor quando as mensagens vêm acompanhadas de expressões, esses se dão bem com os italianos que falam mais com as mãos.

Por isso é interessante saber se os canais de comunicação a se utilizar, estão levando em conta todos esses fatores.

Mas também falei da comunicação invisível, que apesar de todos a sentirem e vivenciá-la, ninguém é capaz de se conscientizar de sua importância, e por ela ser invisível, é a principal causadora dos danos na comunicação.

Mas afinal, o que é a comunicação invisível?

A comunicação invisível é o clima emocional da empresa, e se faz sentir através das vibrações amorosas ou odiosas que existe entre as pessoas. É a vibração que se sente, mas que não se sabe explicar. É o prazer ou desprazer que se tem em estar no ambiente de trabalho. E essa vibração é que fará com que haja a predisposição para a boa ou má comunicação.

Agora, é muito importante que saibamos que quando a vibração está ruim, é uma consequência de outros fatores que não devem estar andando bem na empresa, e esses fatores é que devem ser identificados, para melhorar a qualidade da vibração invisível.

E você, como está sentindo a vibração em sua empresa?

Até a próxima e muita paz!

Renato Fazzolari
Diretor Geral - AGRHO Recursos Humanos, Psicólogo Organizacional, Terapeuta Transpessoal, Professor Universitário (PUC) e Palestrante.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.