União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Maior parque eólico flutuante do mundo está operando 100%
Publicado em 19/10/2021 às 15h09
Foto Notícia
O parque eólico flutuante offshore de Kincardine , localizado a 15 km da costa de Aberdeenshire, está agora totalmente operacional, a Principle Power, uma empresa que projetou as fundações semissubmersíveis do parque eólico de 50MW, disse terça-feira.

O projeto, o maior do tipo no mundo, consiste em cinco Vestas V164-9,5 MW e uma turbina V80-2 MW, cada uma instalada em plataformas semi-submersíveis WindFloat projetadas pela Principle Power.

O parque eólicoKincardine foi iniciado em 2014 por Allan MacAskill e Lord Nicol Stephen, agora ambos diretores da Flotation Energy plc. Em 2016, o Cobra Group se tornou o principal investidor da Kincardine Offshore Windfarm Ltd. (KOWL)

A Cobra Wind, uma subsidiária do Cobra Group, foi responsável pela entrega do parque eólico, incluindo engenharia, construção, instalação e comissionamento.

O gerente sênior da Cobra, Jose Antonio Fernández , disse: "O projeto Kincardine não é apenas o maior do mundo. Também tem sido uma base fantástica para outros projetos de joint venture entre a Cobra e a Flotation Energy. Nosso sucesso na quarta rodada com o parque eólico Morecambe de 480MW, nosso 7 GW de ofertas para a rodada de leasing da Scotwind e nosso projeto flutuante White Cross 100MW no sudoeste são sinais de nossa confiança na Escócia e na energia eólica flutuante do Reino Unido está definida para um crescimento massivo no futuro -- e nós queremos fazer mais. "

Com 50 MW de capacidade instalada, é o maior parque eólico flutuante do mundo. O projeto também usa as turbinas eólicas de maior capacidade já instaladas em plataformas flutuantes.

Kincardine irá gerar mais de 200 GWh de eletricidade verde por ano, eletricidade renovável suficiente para abastecer mais de 50.000 residências escocesas. A Statkraft comprará toda a produção elétrica do projeto eólico flutuante com um preço mínimo garantido por MWh até 2029.

Jaime Altolaguirre , Diretor de Projeto KOWL da Cobra, disse: "A conclusão de Kincardine chega em um momento crucial para determinar a liderança da Escócia no setor offshore flutuante. O parque eólico offshore de Kincardine demonstrou que as maiores e mais avançadas turbinas eólicas disponíveis podem ser instaladas em plataformas flutuantes no ambiente desafiador do Mar do Norte. O projeto prova que o vento flutuante pode desempenhar um papel vital no combate às mudanças climáticas não apenas na Escócia e no Reino Unido, mas também em todo o mundo ".

A equipe Kincardine também anunciou a escolha da Aberdeen como sua base de operações e manutenção.

Jaime Altolaguirre disse: "Nossa equipe local, gerenciada pela Cobra, será responsável pelas operações diárias do projeto. Usaremos empresas sediadas na Escócia com capacidade comprovada no Mar do Norte, com base em sua experiência na manutenção de plataformas e semissubmersíveis offshore nos últimos 50 anos. Não poderia ser um ajuste melhor. "

Aaron Smith , diretor comercial da Principle Power, disse: "Kincardine está mostrando ainda mais a prontidão e o potencial comercial da tecnologia flutuante. Com oitenta por cento dos recursos eólicos offshore do mundo em áreas de águas profundas, tecnologias flutuantes como o WindFloat abrem várias novas geografias para aproveitar o suprimento ilimitado de energia limpa nele contida. O Reino Unido liderou o caminho na realização do potencial da energia eólica flutuante e agora é reconhecido globalmente como um mercado-chave para desenvolvimentos eólicos flutuantes. Kincardine demonstra a prontidão do vento flutuante para apoiar a rede do governo zero ambições antes dos próximos prêmios de leasing na ScotWind, rodadas de leasing eólica flutuante administradas pela Crown Estate Scotland. "

Nils de Baar, Presidente da Vestas Central & Northern Europe, disse: "O projeto Kincardine mostra como os limites da tecnologia eólica offshore estão constantemente sendo empurrados para a frente. Mais uma vez, demonstramos que as turbinas mais poderosas do mundo podem ser instaladas em subestruturas flutuantes. Estamos prontos para a próxima fase da energia eólica offshore flutuante em escala comercial. Com políticas e regulamentos apropriados, a tecnologia flutuante oferece ao Reino Unido uma oportunidade de expandir sua posição de liderança global em energia eólica offshore e criar mais oportunidades para a cadeia de abastecimento nacional. Estamos orgulhosos de fazer parte da projeto pioneiro Kincardine. "

Kincardine Floating Offshore Wind

* Desenvolvedor: Kincardine Offshore Windfarm Ltd. (KOWL). Fundada em 2014 por Allan MacAskill e Lord Nicol Stephen. Maioria pertencente ao Cobra Group

* Empreiteiro EPC: Cobra Wind International Limited (CWIL)

* Turbinas: 5 turbinas Vestas V164-9.525 MW e 1 x V80-2 MW

* Altura da ponta da lâmina: 190 metros

* Fundação: WindFloat (flutuante, semi -tipo submersível)

* Capacidade do projeto: 50 MW

* Localização: Aberdeen, Escócia

* Distância da costa: 15 km

* Profundidade da água: 60-80 metros

* Tensão nominal: 33 kV

* Número de casas alimentadas anualmente: mais de 50.000

* Vida esperada: pelo menos 25 anos
Miquéias Santos
Fonte: O Petróleo
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas