União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

ViaMobilidade utilizará robôs para realizar inspeção das vias nas Linhas 8 e 9
Publicado em 13/07/2022 às 14h14
A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, fechou recentemente um contrato para a inspeção da via permanente.

A empresa RailBotic será responsável pela realização da inspeção da geometria de via permanente dos dois ramais ao longo dos próximos dois anos.

A geometria de via consiste basicamente dos parâmetros de posicionamento dos trilhos e leva em consideração diversos fatores como o espaçamento entre os trilhos (bitola), raio de curva, elevação da via, nivelamento, etc.

As medições deverão ser realizadas através de um equipamento totalmente automatizado, o Railpod, que irá efetuar o mapeamento das vias férreas através de diversos sensores.

Os dados coletados deverão alimentar um banco de dados sobre as condições da via permanente e, através de um software especial, fará análises qualitativas que poderão ser utilizadas na tomada de decisões por parte das equipes de manutenção.

A utilização de ferramentas de detecção de alta precisão, alinhadas a programas de gerenciamento e análise, podem se tornar fatores decisivos para a melhoria dos serviços, bem como na melhor alocação de recursos gerando economia financeira ao longo prazo.

O Metrô de São Paulo e a CPTM estão providenciando a aquisição de tecnologias semelhantes, porém, embarcadas nos próprios trens. A ideia é de que o monitoramento das linhas possa ser realizado de forma constante, atuando como um dispositivo essencial para as manutenções preventivas e até mesmo preditivas.
Fonte: Metrô CPTM
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas