União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Projeto de lei compromete meta de adoção de veículos elétricos nos EUA, dizem montadoras
Publicado em 08/08/2022 às 14h29
Foto Notícia
Um grupo que representa General Motors, Toyota, Volkswagen e outras grandes montadoras disse que um projeto de lei de 430 bilhões de dólares aprovado no domingo pelo Senado norte-americano colocará em risco o cumprimento das metas de adoção de veículos elétricos nos Estados Unidos para 2030.

"Infelizmente, os requisitos de crédito fiscal para veículos elétricos tornarão a maioria dos veículos imediatamente inelegíveis para o incentivo", disse o presidente-executivo da Alliance for Automotive Innovation, John Bozzella, acrescentando que o projeto de lei "também comprometerá nossa meta coletiva de 40% a 50% de vendas de veículos elétricos em 2030."

O grupo havia alertado na sexta-feira que, com base no texto, a maioria dos modelos de veículos elétricos não se qualificaria para um crédito fiscal de 7.500 dólares para compradores norte-americanos.

Para ser elegível, os veículos devem ser montados na América do Norte, o que tornaria alguns veículos elétricos atuais inelegíveis assim que a legislação entre em vigor.

O projeto de lei do Senado impõe outras restrições para limitar o uso pelas montadoras de materiais fabricados na China, introduzindo gradualmente as porcentagens exigidas de componentes de baterias de origem norte-americana. Após 2023, veículos com baterias que possuem componentes chineses não poderão receber o incentivo, enquanto minerais críticos também enfrentam limitações de fornecimento.

A Câmara dos Deputados dos EUA pretende votar o projeto na sexta-feira.

O senador Joe Manchin, que pressionou pelas restrições, disse que os veículos elétricos não devem depender de cadeias de suprimentos estrangeiras, enquanto a senadora Debbie Stabenow, do Estado de Michigan, disse que o crédito é "inviável".

A lei cria um crédito fiscal de 4 mil dólares para veículos elétricos usados. O pacote fornece bilhões em novos financiamentos para a produção de veículos elétricos, bem como 3 bilhões de dólares para a compra de veículos e equipamentos de carregamento de baterias pelo Serviço Postal dos EUA.

Os novos créditos fiscais para veículos elétricos, que expiram em 2032, serão limitados a caminhões, vans e SUVs com preço não superior a 80 mil dólares e carros até 55 mil dólares. Famílias com renda bruta ajustada de até 300 mil dólares também serão elegíveis.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas