União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Produção de petróleo da Opep cai com dificuldade de recuperação nigeriana, diz pesquisa
Publicado em 31/01/2023 às 15h42
Foto Notícia
A produção de petróleo da Opep caiu em janeiro, revelou uma pesquisa da Reuters nesta terça-feira, uma vez que as exportações iraquianas caíram e a produção nigeriana não se recuperou ainda mais, enquanto membros do Golfo mantiveram forte o cumprimento de um acordo da Opep+ sobre cortes de produção para apoiar o mercado.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) produziu 28,87 milhões de barris por dia (bpd), segundo a pesquisa, uma queda de 50.000 bpd em relação a dezembro. Em setembro, a produção da Opep atingiu o nível mais alto desde 2020.

A produção da Opep e aliados, incluindo a Rússia, conhecida coletivamente como Opep+, aumentou durante a maior parte de 2022 à medida que a demanda se recuperou. Para novembro, com o enfraquecimento dos preços do petróleo, o grupo fez seu maior corte nas metas de produção desde os primeiros dias da pandemia de Covid-19 em 2020.

Sua decisão de novembro exigia um corte de 2 milhões de bpd na meta de produção da Opep+, dos quais cerca de 1,27 milhão de bpd deveriam vir dos 10 países participantes da Opep. A mesma meta se aplica atualmente.

Com a queda na produção neste mês, o cumprimento do acordo subiu para 172% dos cortes prometidos, segundo a pesquisa, contra 161% em dezembro.

A produção está significativamente aquém dos valores pretendidos porque muitos produtores -- notavelmente Nigéria e Angola -- não têm capacidade para bombear nos níveis acordados.

Os 10 membros da Opep obrigados a cortar a produção bombearam 920.000 bpd abaixo da meta do grupo para janeiro, segundo a pesquisa. O déficit em dezembro foi de 780 mil bpd.
Alex Lawler; Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas