União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Usina Coruripe promove capacitação exclusiva para mulheres no Triângulo Mineiro
Publicado em 20/12/2023 às 15h18
Foto Notícia
Alunas concluíram curso de "Operadoras de Trator", realizado em novembro
Com foco na promoção da equidade de gênero, a Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no país, capacitou uma turma de mulheres para trabalhar no período das safras e melhorar a renda familiar. No mês passado, 20 mulheres concluíram a formação de “Operadoras de Trator”, realizada em Iturama, no Triângulo Mineiro, e já estão aptas para atuar no mercado de trabalho.

Com carga horária de 72 horas, o curso abordou a maneira correta e segura na operação, ajustes e regulagens dos tratores. A capacitação coloca as participantes à frente do processo seletivo para a próxima safra da Coruripe, período de alta demanda para contratação. “Nosso objetivo é apoiar a formação de novos talentos e fortalecer a mão de obra feminina nas comunidades onde atuamos”, declara Mariluci Pinheiro Rossi, diretora de Administração e Recursos Humanos da Usina Coruripe.

Além de quebrar paradigmas, a iniciativa também ajuda a desenvolver uma cultura organizacional focada em inclusão. Ao todo, foram 43 inscritas, entre elas nove que já eram colaboradoras da companhia. Outras inscrições ainda estão na lista de espera para as próximas turmas, já que as vagas são limitadas.

A iniciativa faz parte do programa de capacitação de mulheres da companhia, em linha com a adesão da Usina Coruripe aos Princípios do Empoderamento das Mulheres, promovidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas. A empresa está comprometida em aumentar a participação feminina no quadro de colaboradores. Hoje, cerca de 1.100 mulheres compõem o time. “É um trabalho contínuo para ajudar a empoderar as mulheres no mercado de trabalho e promover a inclusão dentro da nossa empresa”, destaca Mariluci.

Sobre a Usina Coruripe

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal rodoferroviário próprio em Iturama, a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa. Atualmente, a Coruripe emprega diretamente 7,7 mil colaboradores.
Fonte: Usina Coruripe
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas