União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Onda de calor? Saiba quando as temperaturas voltam a abaixar no Brasil
Publicado em 22/01/2024 às 10h56
Foto Notícia
A última semana foi marcada por altas temperaturas e muitas chuvas no país, principalmente no Sudeste. O Rio de Janeiro, por exemplo, chegou a atingir 40?°C, com sensação térmica de 60?°C. No entanto, o clima quente não é o suficiente para definir uma nova onda de calor.

De acordo com Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, o termo é utilizado para definir um período de ao menos cinco dias consecutivos de temperaturas acima de 5 °C ou 6 °C graus da média esperada para aquele período em uma área ampla.

Por que está fazendo tanto calor?

O calorão dos últimos dias, segundo Desirée Brandt, Meteorologista Sócia Executiva da Nottus, se dá por um combo de fenômenos climáticos, influenciados, principalmente, pela área de baixa pressão e a frente que atuam no Sul do país.

“O fluxo de umidade está voltado para o Sul, reduzindo a formação de nuvens de chuva no Sudeste e no Centro-Oeste brasileiro. Isso aumenta a presença do sol ao longo do dia, que já típico dessa época do ano, e facilita a elevação da temperatura”, explica a especialista.

Além disso, ainda por conta da área de baixa pressão, os ventos que sopram do norte trazem ar quente das áreas tropicais, favorecendo o clima abafado. A umidade e a instabilidade climática, características fortes do verão, são essencias para abaixar os termômetros.

Por isso, a chance de uma nova onda de calor ocorrer nesta semana é baixa. Com a aproximação de uma frente fria, novos picos de temperatura não são esperados. “A chuva retorna e o calor diminui entre o Sudeste e o Centro-Oeste”, finaliza Brandt.
Izabel Gimenez e Rafaela Dorigo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.