União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

O Período de Entressafra na Usina Lins: Investindo na Excelência, Visando o Futuro
Publicado em 20/02/2024 às 08h43
Foto Notícia
Usina Lins
Na Usina Lins, o período de entressafra, que neste ano será de 74 dias, não representa apenas uma pausa nas atividades agrícolas e industriais, mas sim um momento estratégico e crucial para a empresa, alinhado com a Missão de ser uma empresa em constante movimento em busca da excelência. No período, a empresa concentra esforços em diversas frentes para assegurar não apenas a manutenção dos equipamentos, mas também o fortalecimento da capacidade produtiva, o planejamento e o desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores. Esse é o período que ocorrem as manutenções corretivas e várias inspeções preventivas que não são possíveis de serem feitas com a safra em operação.

O compromisso com a busca pela excelência começa na manutenção dos equipamentos e instalações. A empresa entende que a preservação adequada dos produtos, máquinas e equipamentos, é fundamental para garantir a eficiência operacional e focar nos investimentos para a próxima safra. Durante a entressafra, são realizadas inspeções detalhadas, reparos preventivos e ajustes necessários, assegurando que todos os equipamentos retornem às atividades em perfeito estado. Neste período o valor Segurança entra como parte fundamental nas atividades da empresa, afinal, ocorre a mudança na rotina, atividades com maior nível de complexidade e que exigem a avaliação da percepção de risco e emprego de todas as ferramentas de segurança.

O Gabriel Lemos, Especialista Engenheiro de Manutenção, detalha quais os principais passos dados pela Oficina de Manutenção Automotiva durante a entressafra na Usina Lins.

– A manutenção de entressafra tem como objetivo preservar os equipamentos agrícolas a fim de garantir a confiabilidade, segurança e disponibilidade desses equipamentos. Consequentemente, buscando a melhor qualidade na operação. Aproximadamente são 300 colaboradores internos e equipes terceirizadas, concentrados em reformar 496 equipamentos, como caminhões, ônibus, colhedoras, implementos agrícolas, implementos rodoviários e tratores. Na Oficina Automotiva, fazemos reuniões semanais entre manutenção e operação onde são monitorados os processos. Além disso, teremos nessa entressafra aproximadamente 8 mil horas de treinamento e capacitação para os nossos colaboradores.

A excelência também se reflete no planejamento cuidadoso. A empresa utiliza esse período para analisar os números da safra anterior, avaliar resultados, identificar oportunidades de melhoria e desenvolver estratégias. O planejamento abrange desde o preparo do solo até a distribuição do produto aos clientes, garantindo eficiência em todas as etapas do processo. Todo o processo de planejar todas as frentes de trabalho, é bastante detalhado e requer técnica, dedicação e disciplina para que tudo esteja em perfeito estado no início da safra, que neste ano, na Usina Lins, ocorrerá no mês de março.

O Gerente de Manutenção e Energia, Marcos Aparecido Pinatti, destaca como está sendo o período de entressafra para a Indústria.

– Nessa entressafra, praticamente todos os nossos colaboradores estão envolvidos nas atividades de manutenção. Além deles, aproximadamente 100 prestadores de serviços compõe o time de pessoas para a execução das diversas atividades previstas de: caldeiraria, soldagem, mecânica, elétrica, instrumentação, civil etc. Apesar do pouco tempo disponível para as manutenções, a entressafra está sendo muito bem-feita, com segurança acima de tudo, embasada em critérios técnicos assertivos, boa qualidade na execução dos serviços e com muito empenho de todas as pessoas. Certamente serão colhidos bons frutos durante a próxima safra.

Além disso, a entressafra é dedicada à capacitação dos colaboradores. Reforçando o seu maior valor que são as Pessoas, a Usina Lins investe em treinamentos e qualificações. A Coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Lívia Cristina Grion dos Santos, detalha sobre os treinamentos desenvolvidos nesse período.

– Organizamos diversos treinamentos voltados para suprir ou aprimorar demandas técnicas, operacionais e de desenvolvimento dos colaboradores. Até o momento, realizamos mais de 14 mil horas de treinamentos técnicos e operacionais, 7400 horas de treinamentos normativos e 3 mil horas de treinamentos voltados ao desenvolvimento. Como destaque, podemos mencionar os Programas de Formação de Motorista Agrícola e Operador de Máquinas, que proporcionam o desenvolvimento de carreira dos colaboradores. Além disso, o Programa Colhendo Conhecimento ao final, somará mais de mil colaboradores treinados nos Valores da Usina Lins.

Os treinamentos não apenas aprimoram as habilidades técnicas dos colaboradores, mas também reforça a importância das práticas de segurança. Para o José Francisco Arazabone Neto, Gerente de Segurança e Medicina do Trabalho, o período é de extrema importância para a equipe de Segurança.

– Concentramos a maior carga horária de treinamentos de forma geral, capacitando profissionais todos os dias em formação ou reciclagens de treinamentos obrigatórios e/ou necessários para uma operação mais segura. Passamos por reavaliações de métricas, ações relacionadas a redução de riscos, identificadas e alinhadas entre a área de segurança e as lideranças, e consolidadas em nossos planejamentos. A equipe de segurança e saúde ocupacional realiza no período avaliações de documentos dos colaboradores, exames periódicos, supervisão de todos os processos, realização de workshops e muito mais.

O período de entressafra é mais do que uma pausa temporária nas operações, é um momento estratégico onde a Usina Lins reforça seu compromisso com a excelência.
Fonte: Assessoria Usina Lins
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas