União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Mudanças climáticas e tecnológicas ameaçam um terço das empresas do agronegócio
CEOs estão menos confiantes com aumentos de receita nos próximos anos
Publicado em 29/02/2024 às 08h01
Foto Notícia
A ascensão de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA) generativa, e as mudanças climáticas desafiam a sobrevivência das empresas do agro brasileiro. Hoje, quase um terço dos CEOs do setor acredita que seus negócios serão inviáveis em 10 anos caso sigam com o modelo atual, indica a pesquisa 27ª Global CEO Survey, da empresa de auditoria e consultoria PwC.

A companhia ouviu 4,7 mil líderes de empresas do setor em mais de 100 países, entre eles o Brasil, e apresentou a jornalistas os resultados do setor produtivo brasileiro. No ano passado, o índice era de 23%.

O percentual de empresas do agronegócio que se sentem ameaçadas é inferior à média geral brasileira, de 41%, segundo a PwC. A relevância do país para oferta de alimentos e transição energética globais explica porque o setor está mais confortável. “Mas um terço é muita coisa”, salienta Maurício Moraes, sócio da PwC que lidera o setor de agronegócios da empresa.

A pesquisa indica que a normalização dos preços de commodities reduziu a expectativa de aumentos nas receitas das empresas do agronegócio. Em 2023, 70% dos CEOs ouvidos apostam em um crescimento; hoje são 57%.

Segundo o executivo, é preciso revisar e reinventar os modelos de negócio, o que parte de um olhar profundo para os consumidores e novas dinâmicas de mercado. “Precisamos olhar o que existe para nos posicionar, revisitar ou migrar de modelo de negócios”, afirma Moraes.

IA generativa

Dentre os respondentes, 69% das lideranças do agronegócio dizem que a IA generativa vai aumentar a eficiência do trabalho de suas empresas e 54% afirmam que haverá ganhos de qualidade nos produtos. No entanto, somente 23% responderam que suas empresas adotaram essas soluções nos últimos 12 meses e 11% fizeram alterações para integrar IA generativa em seus modelos de negócio.

Na média geral brasileira, 32% das empresas adotaram essas soluções no último ano e 34% mudaram suas estratégias para se adequar à IA generativa. Isso considerando que 64% avaliam que a tecnologia deve aumentar a eficiência das empresas.

O levantamento revela que o setor está menos confiante nessas tecnologias do que a média geral do mercado. Enquanto 34% dos CEOs do agronegócio acreditam que a IA generativa aumentará a capacidade das empresas de conquistar a confiança de stakeholders, a média nacional é de 50%.

De acordo com Moraes, o uso de Inteligência Artificial no campo não é uma novidade, mas ainda há barreiras para ampla adoção, como a falta de internet no campo e a escassez de profissionais que entendam dessas tecnologias. “Mas temos recebido muitos pedidos para ajudar a estruturar e captar dados de maneira mais eficiente”, diz.

A principal desconfiança das lideranças do agronegócio em relação à IA generativa é com ciberseguranca (80% indicam como fator de risco). Já a divulgação de informações falsas ou imprecisas aparece na sequência, preocupando 63% dos CEOs.

Mudanças climáticas

Em outra frente, as mudanças climáticas preocupam muito mais o agronegócio do que outros setores, confirmam CEOs. Enquanto 71% das lideranças do setor veem os desafios impostos pelo clima alterando a forma como pensam e criam produtos, a média brasileira geral é de 29%.

Quase 90% das empresas têm esforços em andamento ou já concluídos para melhorar a eficiência energética e inovar em produtos e serviços com baixo impacto climáticos. Além disso, 37% das companhias estão aceitando taxas de retorno mais baixas em investimentos com uma pegada de carbono menor.

Um ponto preocupante é que apenas metade dos CEOs do agro incluíram no cálculo de riscos financeiros das empresas as questões do clima. “É um número baixo. A gente assiste diversas situações que mostram que precisamos trabalhar com planejamentos financeiros que incluem um percentual vindo do clima”, diz Moraes.
 
Por José Florentino --- Piracicaba (SP)
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas