União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Europa não pode definir quais regras produtor brasileiro deve cumprir, diz Fávaro
Ministro da Agricultura voltou a afirmar que nova lei europeia contra o desmatamento deve respeitar a soberania nacional
Publicado em 25/03/2024 às 08h22
Foto Notícia
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a afirmar que o Brasil não aceitará imposições da União Europeia que prejudiquem a soberania nacional no comércio de produtos agropecuários.

“Acreditamos no acordo entre Mercosul e União Europeia, mas com bases equilibradas, com respeito à soberania de ambos os lados”, disse o ministro durante entrevista ao programa “Hora H do Agro”, na Jovem Pan, no sábado (23/3).

Ao falar sobre a nova lei da União Europeia, que impede a importação de produtos ligados ao desmatamento, Fávaro reiterou que o Brasil não abrirá mão de sua dependência quando o assunto é fiscalização de produtos do campo livres de desmate.

“Nós temos um código florestal que está entre os mais modernos do mundo, e os produtores são adaptados a essa regra. Como a ministra Marina Silva [do Meio Ambiente] disse recentemente, 98% dos produtores estão dentro da lei, portanto não dá para a União Europeia definir uma nova regra que eles devem cumprir”, destacou.

A insistência do bloco europeu em estabelecer novas diretrizes para produtos ligados ao desmatamento, pode afetar a relação comercial com o Brasil, pontuou o ministro.

“A Europa é um mercado importante para o Brasil, mas se ela insistir em avançar sobre os limites da nossa soberania, vamos ter que buscar outras alternativas. A ampliação das relações comerciais com Ásia, Oriente Médio e África são completamente viáveis para suprir qualquer demanda que possa ser prejudicada com a União Europeia”, finalizou.

A nova lei europeia que proíbe a importação de produtos agro ligados ao desmatamento está prevista para entrar em vigor em janeiro de 2025. Mais recentemente, no entanto, o bloco deu sinalizações que pode adiar algumas regras, diante da reclamação de outros países sobre imposições dos europeus.
Por Paulo Santos --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas