União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Opinião

Análise: Câmara aprova aceleração da transição energética, por Jacyr Costa Filho
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética. Quem comentou sobre mais esse passo no Congresso foi o presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Jacyr Costa Filho
Publicado em 28/03/2024 às 11h07
Foto Notícia
Março está chegando ao fim com um balanço muito positivo para a descarbonização da matriz energética brasileira. Logo na sequência da aprovação do Projeto de Lei dos Combustíveis do Futuro, a Câmara dos Deputados aprovou também o PL que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), com o voto favorável de 16 partidos. Além disso, o MDIC enviou o PL do Programa Mover, focado na indústria automobilística. Entre os principais pontos do Paten abordados na entrevista que concedi ao AgroMais, destaco:
  • Criação do Fundo Verde, administrado pelo BNDES, que vai cobrir o risco de instituições que financiarem projetos ligados à transição energética, garantindo juros mais baixos.
  • Foco na implantação de novos projetos ou ampliação daqueles em andamento e em P&D para a produção energética de matriz sustentável.
  • No segmento de combustíveis, prioridade para projetos de etanol, o bioquerosene de aviação, o biodiesel, o hidrogênio de baixa emissão de carbono, entre outros.

O Brasil já está bem à frente do resto do mundo quando se trata de usar energias verdes. Enquanto quase metade da nossa matriz é composta por fontes renováveis, a média global não passa de 15%. E com as novas iniciativas que estão sendo aprovadas, o percentual dos renováveis crescerá muito mais.

Confira a íntegra da entrevista semanal de Jacyr Costa Filho clicando aqui.
Jacyr Costa Filho
Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp
Fonte: AgroMais
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Mais Lidas