União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Biosul abre programação da Expocanas com balanço de safra recorde em MS
Além dos dados de produção, o presidente da entidade que representa o setor de bioenergia fez um panorama do setor e os impactos positivos na economia do Estado
Publicado em 11/04/2024 às 08h20
Foto Notícia
Amaury Pekelman, Presidente da Biosul, apresentou os números da safra de cana em MS
Foto: Eliane dos Santos/Biosul
A Safra da Cana-de-açúcar encerrou o ciclo 2023/2024, no último dia 31, com saldo recorde de produção em Mato Grosso do Sul. Em um ciclo de recuperação de produtividade e condições climáticas favoráveis, sem ocorrência de geadas, foram processadas 52,4 milhões de toneladas da matéria-prima, quantidade 17,4% maior em relação à temporada anterior. A produção de etanol atingiu 3,8 bilhões de litros ( 15%) e de açúcar 2,2 milhões de toneladas ( 50,9%). A energia elétrica produzida a partir da biomassa da cana também apresentou saldo positivo, chegando a 2 milhões de MWh ( 8,6%) exportados para a rede nacional.

Os dados foram divulgados durante a abertura da Expocanas, uma das maiores feiras do setor sucroenergético, que teve início hoje (10/4) e segue com programação até sexta-feira (12/4), em Nova Alvorada do Sul (MS).

A apresentação foi feita pelo presidente da Biosul, Amaury Pekelman, que destacou a consolidação do Estado no ranking nacional de produção de bioenergia. “Mato Grosso do Sul se mantém entre os principais players do setor, sendo o  quarto maior produtor de cana e de etanol, o quinto de açúcar e ainda o quarto maior exportador de bioeletricidade para o sistema”, destacou.

Segundo Pekelman, o setor está em sua terceira fase de expansão no Estado e projeto salto de produção ainda mais significativo para os próximos ciclos. “A tendência é crescer cada vez mais junto, com um trabalho de longo prazo. Pelas projeções que estamos fazendo, o Mato Grosso do Sul nas próximas duas safras pode ser o segundo maior produtor de etanol no Brasil. E isso mostra que o Governo está olhando para novas tecnologias e redução de carbono”, afirmou Pekelman.

Além dos dados de produção, o presidente da entidade que representa o setor de Bioenergia fez um panorama do setor e os impactos positivos na economia do Estado. Atualmente, são 19 indústrias bioenergéticas em operação no Estado. A atividade é responsável por injetar mais de R$ 1,2 bilhões em massa salarial no Estado e representa 16,5% no PIB Industrial. “Geramos cerca de 30 mil empregos diretos e terceirizados e estamos presentes em mais de 40 municípios, gerando oportunidade de trabalho, capacitação de profissionais, renda e desenvolvimento local”, ressaltou.

Presente na programação de abertura da Expocanas, o Governador do Estado, Eduardo Riedel, reforçou em sua fala o compromisso em proporcionar um bom ambiente institucional para que o Estado avance na produção de energia limpa e renovável. “Da nossa parte, estamos assumindo o compromisso de reduzir a alíquota de ICMS sobre o biometano de 17% para 1,8%, para estimular o setor de bioenergia no Estado e torná-lo cada vez mais competitivo. O posicionamento estratégico do Mato Grosso do Sul diante do Brasil e do mundo está focado em segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade ambiental”, anunciou.
 
Investimento Biogás e Biometano

Nova Alvorada do Sul receberá cerca de R$ 350 milhões em investimentos para a produção de biogás e biometano. O anúncio foi feito pelo CEO da Atvos, Bruno Serapião, que assinou um memorando da companhia para a primeira unidade de biometano a partir de resíduos da cana-de-açúcar.

A Atvos, associada da Biosul, é uma das maiores produtoras de etanol do País e possui três unidades em operação em Mato Grosso do Sul, sendo responsável por mais de 4 mil empregos.

“A implantação da fábrica de biometano na Unidade Santa Luzia (USL) marcará a entrada da Atvos no mercado de gás natural de origem renovável, com o diferencial de produzi-lo em larga escala para atender uma demanda que não para de crescer. Ao mesmo tempo, ampliamos nosso portfólio de soluções sustentáveis, e, sobretudo, contribuímos efetivamente para a transição da matriz energética, seguindo um conceito de economia circular, ao darmos destino e gerarmos novas receitas a partir de resíduos da nossa cadeia de produção”, reforçou Serapião. O projeto passará por avaliação e a expectativa é que as obras na Unidade Santa Luzia sejam iniciadas ainda em 2024.

1ª Estimativa para o ciclo 2024/2025

Para o novo ciclo da cana-de-açúcar, iniciado em 1º de abril em todos os Estados do Centro-sul do país, a Biosul apresentou a primeira estimativa de produção para Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de crescimento no processamento da cana que pode atingir 53,1 milhões de toneladas e produção de 4,5 bilhões de litros de etanol, 2,5 milhões de toneladas de açúcar e 2,5 milhões de MWh de bioeletricidade.

A entidade considerou na projeção novas unidades que devem entrar em operação ainda em 2024, aumento na participação de etanol de milho e portfólio de bioenergia com novos produtos, como biogás e biometano.

Participaram da cerimônia de abertura da Expocanas o secretário de Estado (Semadesc), Jaime Verruck; o secretário-executivo de Qualificação e Renda, Bruno Bastos; secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta; secretário de Estado (Segov), Rodrigo Perez; o diretor do Centro Internacional de Negócios da Fiems, Aurélio Rocha; o superintendente Regional do Sesi, Regis Borges; o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça; o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella; o coordenador institucional da Aprosoja/MS, Tauan Almeida; o diretor Executivo na Fundação MS, Alex Marcel Melotto; o Chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira; o diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes; o Relações Institucionais da Raízen, Caique Cardoso; o CEO da UDOP, Antonio Cesar Salibe; o diretor-executivo da UNEM, Bruno Alves.
 
Por Eliane dos Santos
Fonte: Assessoria Biosul
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas