União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Opep vê demanda robusta por petróleo no mundo
Publicado em 12/04/2024 às 07h37
Foto Notícia
A Opep previu nesta quinta-feira um consumo robusto de combustível nos meses de verão no hemisfério norte e manteve sua previsão de um crescimento relativamente forte na demanda global de petróleo em 2024, destacando uma lacuna incomumente grande entre as previsões de demanda de petróleo.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em um relatório mensal, disse que a demanda mundial de petróleo aumentará em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,85 milhão de bpd em 2025.

Ambas as previsões não sofreram alterações em relação ao mês passado.

Um impulso no crescimento econômico poderia dar um impulso extra aos preços do petróleo, que subiram acima de 90 dólares por barril este ano devido à oferta mais restrita e à guerra no Oriente Médio.

Na semana passada, a Opep e seus aliados, conhecidos como Opep+, concordaram em manter os cortes na produção de petróleo até o final de junho.

Com vistas ao verão, quando a demanda de combustível aumenta sazonalmente à medida que as pessoas viajam mais, a Opep disse que a demanda global de combustível de aviação aumentará em 600 mil bpd em relação ao ano anterior no segundo trimestre, a gasolina em 400 mil bpd e o diesel em 200 mil bpd.

Após a reunião da semana passada de um painel dos principais ministros da Opep+, o grupo completo vai se reunir em junho para decidir se estenderá ainda mais os cortes de produção ou se devolverá alguma oferta ao mercado.

"A perspectiva de demanda robusta de petróleo para os meses de verão justifica um monitoramento cuidadoso do mercado, em meio às incertezas atuais, para garantir um equilíbrio sólido e sustentável do mercado", disse o relatório.

A Opep prevê um crescimento econômico mundial de 2,8% em 2024, estável em relação ao mês passado, e disse que a economia dos EUA estava pronta para dar o tradicional impulso de verão à demanda de combustível.
 
Por Alex Lawler
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo cai conforme preocupações com o Oriente Médio diminuem
Publicado em 25/04/2024
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo sobe com queda do dólar; foco muda para dados econômicos
Publicado em 24/04/2024
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo fecha perto de mínima de 3 semanas
Publicado em 19/04/2024
Mais Lidas