União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Governo tenta recompor Conselho da Petrobras antes da próxima assembleia
Publicado em 15/04/2024 às 09h35
Foto Notícia
A 10 dias da próxima assembleia de acionistas da Petrobras, o governo federal tenta recompor o Conselho de Administração da estatal, que teve duas baixas na última semana, com a suspensão de Pietro Mendes e Sérgio Rezende pela Justiça Federal.

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região contra a liminar que suspendeu Pietro Mendes na última quinta-feira (11/4) da presidência do Conselho por conflito de interesses, pois é também o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. O órgão já havia recorrido do afastamento de Rezende.

Na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) de 25 de abril, os acionistas devem eleger ou reconduzir os conselheiros para o próximo mandato, com duração até 2026, além de decidir temas importantes, como o destino dos dividendos extraordinários da companhia.

O colegiado tem 11 membros. Atualmente, há seis indicados pela União, quatro pelos minoritários e um pelos empregados. Veja a lista:
  • Pietro Mendes, presidente do CA (União) – suspenso
  • Sergio Rezende (União) – suspenso
  • Jean Paul Prates, CEO da Petrobras (União)
  • Bruno Moretti (União)
  • Renato Galuppo (União)
  • Vitor Saback (União)
  • Francisco Petros (minoritários)
  • Juca Abdalla (minoritários)
  • Marcelo Gasparino (minoritários)
  • Marcelo Mesquita (minoritários)
  • Rosangela Buzanelli Torres (empregados)
Na próxima reunião, a União pretende reconduzir cinco dos atuais conselheiros. A exceção é Sérgio Rezende, que dará lugar ao secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda Rafael Dubeux, indicado pelo ministro Fernando Haddad.

A dúvida é sobre a situação de Pietro Mendes. Caso não consiga derrubar a liminar, o governo pode trocar a indicação, o que exigiria a análise do novo indicado, votar os outros temas e adiar a eleição, ou mesmo suspender a assembleia. Há ainda a possibilidade de dois diretores da Petrobras se tornarem conselheiros temporariamente por indicação do CA atual.

O representante dos minoritários Francisco Petros afirmou que sugeriu a eleição de um presidente interino, mas que os conselheiros decidiram esperar até a reunião do CA do dia 19, antes da assembleia, para tomar a decisão, como prevê o estatuto, informou o Estadão.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que está confiante na derrubada da liminar e que não foi cogitada a substituição.

“Vejo isso com naturalidade normal de quem acredita na democracia. Ninguém é insubstituível, mas é imprescindível a contribuição de um profissional como Pietro”, disse.
 
Fonte: Agência epbr
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas