União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Preços de energia no Brasil despencam após revisão de projeções de carga, diz Itaú BBA
Publicado em 10/04/2024 às 08h01
Foto Notícia
Os preços de contratos de energia elétrica negociados no mercado livre despencaram após a divulgação da atualização de estimativas para o crescimento da carga no Brasil por parte de órgãos do setor elétrico ligados ao Ministério de Minas e Energia, disse o Itaú BBA em relatório.

Na sexta-feira passada, foi divulgada a primeira revisão das previsões de carga para 2024-2028 elaboradas por Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A projeção agora é de um crescimento anual de 3,2% na carga, atingindo 89.257 megawatts (MW) médios ao final do período.

O ajuste realizado foi pequeno, contrastando as expectativas dos agentes, que esperavam uma revisão mais forte das projeções para consumo no país, segundo o banco. Além disso, os recursos provenientes da geração distribuída cresceram substancialmente, exercendo ainda mais pressão negativa sobre os preços da energia.

"Como resultado, a maioria das mesas de comercialização de energia com as quais tivemos contato hoje viu os preços da energia caindo abaixo de 100 reais/MWh para o segundo semestre de 2024, enquanto os preços de compra/venda para 2025 ficaram mais próximos de 120 reais/MWh", disse o BBA, em relatório.

A notícia vem como um "balde de água fria" para a trajetória de alta dos preços da energia nos últimos meses, que tinham subido em reação a chuvas fracas para o período chuvoso, que é crítico para recuperar os reservatórios das usinas hidrelétricas do país.

Com a queda, os preços de contratos de fornecimento até 2025 despencarem mais de 25% em relação ao seu pico recente no início de março, apontou o analista Fillipe Andrade e equipe.

Segundo o banco, o movimento é negativo para companhias elétricas que possuem grandes volumes de energia descontratados disponíveis para comercializar nos próximos anos. Entre as empresas mais expostas à dinâmica de preços de curto prazo, são mencionadas a Eletrobras e a Copel.

"Vale ressaltar que a volatilidade nos preços de energia pode ter permitido que ambas as empresas diminuíssem sua exposição no primeiro trimestre de 2024", ponderou.

Além da revisão da carga, o ONS elevou na sexta-feira sua estimativa para o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste para 75% ao final de abril, 7,5 pontos percentuais acima do previsto na semana anterior.

A capacidade dos reservatórios no principal subsistema do país para armazenamento de hidrelétricas também deve fechar o mês quase 5 pontos percentuais acima do nível registrado nesta sexta-feira, apontou o ONS.

 
Por Letícia Fucuchima
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas