União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Quando vai fazer frio no Brasil?
Fim iminente do El Niño vai resultar em dias menos quentes
Publicado em 15/04/2024 às 08h05
Foto Notícia
O outono é uma estação que marca a transição climática do verão para o inverno, mas em 2024 outra transição faz parte da estação: do El Niño para um breve período de neutralidade, que vai anteceder o estabelecimento do La Niña.

Diante do fim iminente do fenômeno responsável por aquecer a atmosfera e, consequentemente, aumentar as temperaturas, a tendência é que o frio volte ao Brasil?

Sim. Com a gradativa mudança e a passagem de um período de neutralidade, mesmo que seja breve, as condições climáticas tendem a mudar. "Entre o fim de abril e ao longo de maio devemos ter massas de ar frio atuantes no Brasil, mas a intensidade deve ganhar força em junho, principalmente no centro-sul", afirma Willians Bini, Climate Chief Office e meteorologista da FieldPro.

Porém, o especialista pondera que é raro uma mudança brusca de muito calor para muito frio, ou muita chuva para tempo seco. "Existe a sazonalidade que causa mudanças sazonais no clima e acontece de forma gradativa, e assim será em 2024".

Ou seja, depois de dez meses de recordes de temperaturas no mundo inteiro, o clima deixará de ser influenciado pelo fenômeno que deixa a atmosfera mais quente.

A La Niña pode se estabelecer até a metade do ano, afirma Bini. Este fenômeno mantém a atmosfera com condições suscetíveis para que as massas de ar de origem polar consigam entrar no Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste.

A transição do El Niño para a neutralidade tem 85% de probabilidade de acontecer entre abril e junho. Já o La Niña tem 60% de chance de se estabelecer entre junho e agosto. As informações constam no relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), principal referência mundial em monitoramento de fenômenos climáticos, publicada na última quinta-feira (11/4).
Por Marcos Fantin --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas