UDOP - União Nacional da Bioenergia
EDITORIAS
Agência UDOP | Açúcar | Biodiesel | Cana-de-Açúcar | Combustíveis Fósseis | Diversas | Economia
Energia | Espaço Datagro | Etanol | Fórum de Articulistas | Opinião | TV UDOP | Últimas Notícias
Açúcar Aumentar a letra    Diminuir a letra
Países da aliança global do açúcar apoiam painel na OMC sobre subsídios da Índia  

16/07/2019 - Os países membros da Global Sugar Alliance (Aliança Global do Açúcar em tradução livre) apoiam o estabelecimento de um painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) para investigar e deliberar sobre os subsídios da Índia ao açúcar, informa, em nota, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

A ação, liderada pelos membros da Global Sugar Alliance, Austrália, Brasil e Guatemala, cobra da Índia uma prestação de contas sobre as políticas que distorcem o comércio internacional da commodity. A situação vem ganhando proporções preocupantes desde 2018, quando Austrália e Brasil acusaram as práticas indianas.

Os impactos adversos das políticas foram sentidos em todo o mundo. O dumping do açúcar subsidiado no mercado global reduziu os preços, a renda e colocou em risco empregos nas indústrias mais eficientes do mundo.

"A Índia, como todos os membros da OMC, concordou em obedecer a um conjunto de regras e compromissos internacionais que permitem o comércio mundial e proíbem subsídios injustos que distorcem o mercado", disse Greg Beashel, diretor-geral da Global Sugar Alliance e da QSL. "É hora de a Índia se retratar."

?Os preços da cana-de-açúcar da Índia devem estar atrelados aos preços do açúcar no mercado internacional e seus excessivos subsídios à exportação devem ser eliminados. Um passo importante seria desviar o excesso de açúcar para a produção de etanol e restringir o apoio à indústria aos parâmetros estabelecidos pela OMC?, acrescentou Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da Unica.

O trader internacional da Associação Guatemalteca de Açúcar, Leopoldo Bolaños, disse que a Guatemala não tem ?opção? a não ser se unir à ação da OMC. ?Nós simplesmente tivemos que nos juntar a nossos amigos australianos e brasileiros para tomar essa ação na OMC. Nossas indústrias estão sofrendo danos significativos como resultado direto dos subsídios da Índia?, disse ele.

A ação da Austrália, Brasil e Guatemala recebe o apoio da maioria dos integrantes da Global Sugar Alliance. "A indústria açucareira tailandesa concorda totalmente com a ação", disse Vibul Panitvong, presidente do conselho executivo da Thai Sugar Millers Corporation. ?Estamos trabalhando com o governo, pedindo que apoie a Austrália, o Brasil e a Guatemala nesta importante iniciativa da OMC.?

A posição é reforçada pela presidente do Canadian Sugar Institute, Sandra Marsden: ?a ação é necessária porque a Índia está ignorando suas obrigações na OMC. Estamos incentivando o governo canadense a participar como terceiro, assim que um painel for estabelecido?.

A Global Sugar Alliance reúne 85% das exportações mundiais de cana-de-açúcar. Os membros, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Índia, Guatemala, África do Sul e Tailândia, defendem ativamente a melhoria do ambiente comercial para garantir o tratamento justo e igualitário do açúcar e do etanol nos diferentes mercados.

Fonte: Datagro
Texto extraído do portal Universoagro
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Enviar por e-mail Imprimir
Clipping de Notícias UDOP
Inscreva-se e receba as novidades do setor.
    
Notícias Relacionadas
13/12/19 - São Martinho eleva produção de açúcar em 11,4% em 2019/20 e em 6,9% a de etanol
  - Açúcar: contratos futuros valorizam nas bolsas internacionais
12/12/19 - Açúcar: contratos futuros fecham sem tendência definida
11/12/19 - Moody´s melhora perspectiva para setor de etanol e açúcar do Brasil
  - Por ser mais açucareira, usina consorciada do Noroeste paulista adia inauguração para 2020
Para enviar a notícia, basta preencher o formulário abaixo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
 
Países da aliança global do açúcar apoiam painel na OMC sobre subsídios da Índia
 
Seu nome:
Seu e-mail:
Destinatário:
E-mail destinatário:
(separe mais de um e-mail por ,)
Comentário: