União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

"Reclamam com razão", diz Bolsonaro sobre preço do combustível
Presidente afirma que o preço dos combustíveis está "absurdo" e que "grande vilão" é o ICMS
Publicado em 17/01/2022 às 08h38
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a população reclama "com razão" dos preços dos combustíveis. Ele repetiu não ter controle sobre a política da Petrobras e afirmou que o "grande vilão" do aumento no preço é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

"O que mais pesa do preço da gasolina chama-se ICMS, é o imposto estadual, em média R$ 2 por litro. Bem, está um preço absurdo? Está", disse em entrevista gravada para a Rádio Uirapuru, do Ceará, exibida nesta sexta-feira, 14.

Segundo Bolsonaro, a arrecadação dos estados aumentou desde 2019 considerando os reajustes de preços. Ele defende que seja adotado um valor fixo para incidir sobre os combustíveis.

Apesar de o chefe do Executivo culpar os impostos estaduais, os principais responsáveis pela alta dos combustíveis são o aumento do preço do petróleo no mercado internacional e a depreciação do real frente ao dólar.

Nesta semana, a Petrobras anunciou o primeiro reajuste de preços do ano. Em declarações anteriores, o presidente já afirmou que gostaria de privatizar a companhia e rever a políticas de paridade com o mercado internacional.

A Petrobras repassa aos consumidores as oscilações dos valores no mercado internacional, seguindo a política de paridade -- que já foi criticada por Bolsonaro.

"Toda vez que aumenta preço do petróleo lá fora ou tem oscilações do dólar aqui dentro, a gasolina se aumenta quase automaticamente. Eu não tenho poder de chegar na Petrobras e dizer ´baixa aí´ ou ´não aumenta´. Não tenho esse poder porque vou responder criminalmente", declarou.

Na entrevista, Bolsonaro voltou a responsabilizar o Lula por deixar uma "dívida monstruosa" na estatal. "Só na Petrobras, a roubalheira foi enorme. (...) O PT quase quebrou uma petroleira", disse.
Fonte: Poder 360
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas