União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Confira o avanço das obras de expansão das Linhas 11 e 13 até Barra Funda
Publicado em 23/03/2022 às 14h03
A CPTM tem como um dos seus principais objetivos de médio prazo a concretização da expansão da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda. A extensão permitirá não somente a chegada do Expresso Aeroporto até o terminal intermodal, mas também viabiliza a integração da Linha 11-Coral, criando uma nova ligação entre as três estações de maior demanda da Companhia.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, publicou em suas redes sociais novas imagens das obras que estão ocorrendo entre Luz e Barra Funda. O site fez uma matéria especial citando todos os detalhes das obras que pretendem revitalizar o trecho entre as duas estações.

Nas imagens é possível ver que os trabalhos se concentram em duas frentes: Enquanto uma equipe trabalha na demolição (desmontagem) da via permanente, outra foca nos serviços de rede aérea.

No que se refere à via permanente, nome dado ao conjunto de trilhos, dormentes e componentes de apoio, o trabalho visa a completa renovação das linhas. Entre as estações de Luz e Barra Funda existe um conjunto de cinco vias que passarão por melhorias.

Destaca-se o cuidado com a infraestrutura, remoção dos dormentes de madeira para implantação dos novos dormentes de concreto e instalação de novos trilhos. Equipamentos de mudança de via mais modernos poderão ser instalados no trecho, garantindo maior eficiência no tráfego ferroviário.

Os trabalhos na rede aérea contemplam, segundo as postagens, a "preparação para a retirada dos pórticos antigos". O trecho em questão, assim como boa parte das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, ainda possuem estruturas de sustentação oriundas da antiga Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ).

Os novos pórticos, geralmente compostos de treliças metálicas, permitirão maior segurança operacional e a inclusão de importantes dispositivos como a instalação de contrapesos. Isso permite o tensionamento dos cabos diante dos diversos cenários de temperatura, agente que influencia na expansibilidade dos cabos.

Dados da própria CPTM corroboram que o investimento na modernização da rede aérea traz significativos retornos em termos de redução de falhas, confira o comparativo realizado na Linha 11-Coral.

Em linhas gerais, o avanço das obras de expansão dos serviços seguem a pleno vapor. O aumento do alcance das linhas permitirá uma melhor distribuição do público, além de encurtar os caminhos dos passageiros com a diminuição das integrações.
Fonte: Metrô CPTM
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas