União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Novo indicado para Presidente da Petrobras, José Mauro Coelho é grande conhecedor das causas da bioenergia
Publicado em 07/04/2022 às 11h43
Foto Notícia
José Mauro Coelho durante painel do Congresso Nacional da Bioenergia promovido pela UDOP
Indicado para assumir a presidência da Petrobras na próxima semana, José Mauro Ferreira Coelho é um grande conhecedor dos pleitos, desafios e conquistas do setor bioenergético, o que o torna, seguramente, um excelente nome, com diferencial reconhecido, na maior empresa petrolífera do Brasil.

Parceiro da UDOP desde quando ainda era diretor na EPE -- Empresa de Pesquisa Energética, José Mauro Coelho palestrou inúmeras vezes no Congresso Nacional da Bioenergia, maior congresso técnico do setor da bioenergia do mundo, promovido pela UDOP, sempre agregando números e dados de suma importância que nortearam, por vezes, a tomada de decisão de novos investimentos do segmento.

Enquanto Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), cargo que exerceu até outubro de 2021, José Mauro Coelho também se manteve muito atento e próximo do setor.

"Ter um presidente da Petrobras ligado às questões da bioenergia pode representar uma quebra de paradigmas para o futuro da matriz energética nacional, que caminha, a passos largos, de ser cada vez mais renovável e sustentável", destacou Antonio Cesar Salibe, presidente executivo da UDOP.

Salibe relembra, inclusive, que foi justamente o então diretor da EPE José Mauro Ferreira Coelho que convidou a UDOP para participar do conselho da EPE, levando para a Empresa de Pesquisa Energética a visão do setor bioenergético numa época em que a bioenergia ainda estava no início de sua ascensão.

José Mauro Coelho, inclusive, teve uma participação efetiva na criação do RenovaBio, considerado hoje como uma das principais políticas públicas mundiais de mitigação de emissão de gases de efeito estufa, outro diferencial importante de seu currículo.

Quem é José Mauro Coelho

José Mauro Ferreira Coelho é graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em planejamento energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O executivo, é, atualmente, presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA); ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de abril de 2020 até outubro de 2021; foi por 12 anos diretor da EPE -- Empresa de Pesquisa Energética.

Se aprovado pelo Conselho da Petrobras em assembleia agendada para o próximo dia 13 de abril, José Mauro será o terceiro presidente no comando da estatal na gestão do presidente Jair Bolsonaro, substituindo o atual presidente, Joaquim Silva e Luna.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas