União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Europa teve verão mais quente da história em 2022
Publicado em 10/01/2023 às 15h50
Foto Notícia
A Europa viveu o verão mais quente da história em 2022, com nove países do continente registrando a maior média anual de temperatura em um ano. Os dados são do Programa Copernicus de Serviço Climático da União Europeia (C3S, na sigla em inglês).

A entidade analisou os dados de temperaturas de toda a Europa e concluiu que Reino Unido, Irlanda, França, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Eslovênia, Croácia e Bósnia registraram a maior média anual de temperatura da história no último ano. Todos os países do continente, menos a Islândia, registraram uma média anual de temperatura maior do que a média histórica entre 1991 e 2020.

"O calor incomum no final da primavera e no verão na Europa, combinado com a falta de chuva, céu claro e solos secos, trouxe condições de seca especialmente para as partes sul e central do continente", disse a C3S. "Condições extremamente secas também levaram ao aumento do risco de incêndio, resultando em atividade de incêndio excepcionalmente alta no sudoeste da Europa".

O fenômeno apontado pela entidade pôde ser visto na Europa durante todo o ano de 2022, marcado por secas em alguns dos rios mais importantes do continente e enormes queimadas involuntárias causadas pelo tempo seco, especialmente na França, Espanha e Portugal.

As altas temperaturas também foram registradas em outras estações do ano, com o outono de 2022 na Europa sendo o terceiro mais quente da história e o inverno registrando uma média de temperatura 1ºC acima da média entre os anos de 1991 e 2020.

Segundo o C3S, 2022 foi o quinto ano mais quente da história, de acordo com os dados da entidade. Os anos mais quentes de todos os tempos foram, respectivamente, 2016, 2020, 2019 e 2017.
Pedro Borg
Fonte: Valor Econômico
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas