União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Sem grandes investimentos, Usina Vertente aumenta performance de extração e aumenta moagem
Flávio Montanheiro revela os detalhes por trás do sucesso em eficiência e produção
Publicado em 01/11/2023 às 17h23
Foto Notícia
A Usina Vertente, que faz parte do grupo Tereos, apresentou resultados notáveis em termos de recuperação industrial, com um foco especial em reduzir as perdas em ART setoriais. O setor de extração da unidade se destaca por registrar a menor perda de açúcares no bagaço final entre todas as unidades do grupo.

Flávio Montanheiro, gestor de Extração e Utilidades da Usina Vertente, comenta: "Nossa missão para a safra de 2023 era clara. Queríamos aumentar a moagem efetiva por hora mantendo a eficiência de extração que alcançamos no último ano safra. Para isso, projetamos ações específicas nas áreas de alimentação, preparo e moagem de cana, garantindo o processamento de maior volume de matéria-prima por hora média sem afetar o indicador de extração".

Principais ações implementadas

Entre as medidas adotadas, destacaram-se o ajuste no raio e ângulo da placa desfibradora e do rotor desfibrador, a adequação na alimentação e retorno da esteira transversal, e o reposicionamento de distribuição das calhas de embebição. "Realizamos também modificações técnicas como a drenagem de caldo lateral do difusor, ajustes no volume e estrutura do rolo flutuante, além de densidade aplicada na triangulação dos ternos desaguador e de secagem", detalha Flávio.

Outras ações relevantes incluíram a modificação da camisa e do eixo do rolo de pressão do terno primário, a adequação do donelly (Mill Max), a automação e composição de liga nobre (cromo) no chapisco das moendas, e o controle de velocidade das moendas em função do deslocamento do rolo flutuante.

Metas alcançadas

As ações implementadas e monitoradas desde o início e durante o período atual da safra se mostraram assertivas. "A moagem por hora foi executada conforme o planejado, e não só mantivemos a perda de açúcares no bagaço final, como também conseguimos uma redução significativa," afirma Flávio Montanheiro.

Esses resultados colocaram a eficiência do setor de Extração da Usina Vertente como um destaque nacional e dentro do grupo Tereos. "Segundo o Ranking de Benchmarking do setor Sucroenergético da empresa Fermentec, localizada em Piracicaba, SP, estivemos em uma posição de liderança," conclui Montanheiro, evidenciando o sucesso das estratégias adotadas pela Usina Vertente.

O profissional apresentará os números completos e todos os detalhes desse case de sucesso no dia 9 de novembro, durante o 21º SINATUB INTERNACIONAL -- Extração & Manutenção Industrial com informações relevantes e casos de inovações tecnológicas e melhorias operacionais nas áreas de Recepção, Preparo, Extração (Moenda ou Difusor) e Manutenção Industrial.
Alessandro Reis
Fonte: Jornal Cana
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas