União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Só 13% dos países que aderiram à neutralidade de emissões têm planos de deixar combustível fóssil
Publicado em 04/12/2023 às 14h11
Foto Notícia
Petróleo e gás: cerca de 95% das nações produtoras de petróleo e gás não se comprometeram a diminuir a exploração (AerialPerspective Images/Getty Images)
A maior parte dos países que buscam neutralizar as emissões de carbono até agora não anunciou os planos para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis. O alerta foi feito por um grupo de especialistas sobre o clima nesta segunda-feira, 4, em Dubai, durante a COP28.

O relatório do grupo 'Net Zero Tracker' aponta que uma das questões cruciais é se os países aceitarão reduzir ou eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, principal fonte de emissões dos gases de efeito estufa (GEE) que aquecem o planeta.

De acordo com o grupo, cerca de 150 países se comprometeram a alcançar a neutralidade das emissões, cobrindo 88% de todos os gases de efeito estufa em todo o mundo.

No entanto, apenas 13% desses países assumiram pelo menos um compromisso de eliminar gradualmente o uso, a produção ou a exploração de carvão, petróleo e gás, afirma o grupo, administrado por vários centros de pesquisa americanos e europeus.

É como comer gordura na dieta

"Um plano 'net zero’ que não diz de forma clara como eliminar gradualmente os combustíveis fósseis é como uma dieta da moda que permite comer tanta gordura quanto quiser", disse Thomas Hale, da Universidade de Oxford, co-autor do relatório.

O Net Zero Tracker analisou mais de 1.500 países, regiões, cidades e grandes empresas que se comprometeram com a neutralidade de carbono. Cerca de 95% das nações produtoras de petróleo e gás não se comprometeram a eliminar gradualmente a exploração.

Destaques

A análise é mais positiva no caso das empresas: 56% das empresas ativas na produção de carvão estão empenhadas, pelo menos parcialmente, em eliminar progressivamente este combustível com altas emissões.

As companhias africanas e europeias ocupam um lugar de destaque nos planos de eliminação progressiva, muito à frente das empresas dos Estados Unidos.

O relatório também elogia a Espanha, que incluiu planos legislativos para eliminar estes combustíveis, e a capital sueca, Estocolmo, que estabeleceu metas de redução de emissões, assim como o gigante energético dinamarquês Orsted, que se desvinculou dos combustíveis fósseis.

 
Fonte: AFP.com - Agence France-Presse
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas