União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Pedra Agroindustrial: Sucessão de cultura
Publicado em 22/05/2023 às 08h37
Foto Notícia
A preservação do solo impulsionando a produtividade.
A introdução de manejos sustentáveis no cultivo da cana-de-açúcar, promovem ganhos econômicos e ambientais ao reduzir, por exemplo, o uso de adubos químicos para aumentar a fertilidade do solo. A sucessão de cultura é uma boa prática adotada pela Pedra Agroindustrial para preservação de características importantes do solo nas áreas de reforma de canavial e para o aumento da produtividade.

A técnica consiste em introduzir, num período determinado, culturas que fornecem cobertura vegetal para a proteção do solo contra a erosão, além de contribuir na estruturação, descompactação e nutrição. A escolha da cultura a ser plantada dependerá de fatores como manejo, tempo de desenvolvimento da planta, tipo de solo e os benefícios esperados:

Principais culturas plantadas na Pedra Agroindustrial

Brachiaria ruzizienses: Gramínea forrageira de fácil manejo e rápido desenvolvimento, não possui valor comercial. Contudo, proporciona alta cobertura vegetal, fator importante contra a erosão. Atua também para a estruturação, descompactação do solo e reciclagem nutricional.

Soja: Apresenta boa cobertura vegetal e excelente fixação de nitrogênio. Após a sua colheita, o nutriente fica disponível no solo contribuindo para a nutrição da cultura da cana-de-açúcar. O valor de comercialização do grão é um atrativo econômico e o ciclo de desenvolvimento da leguminosa, entre plantio e colheita é de aproximadamente 120 dias (no ciclo precoce).

Amendoim: É cultivado majoritariamente nas áreas de reforma da Usina Ipê se adaptando melhor a solos restritivos, típicos da região. Possui um ciclo de desenvolvimento maior, porém não atrapalha o planejamento de plantio da cana-de-açúcar na unidade, que ocorre entre os meses de março e maio. Igualmente atrativa economicamente, proporciona ao solo vantagens semelhantes ao da soja.

Importante ressaltar que há diferença entre as técnicas de rotação de cultura e sucessão de cultura. A rotação de cultura ocorre quando não há o cultivo da cultura principal por pelo menos 12 meses, enquanto a sucessão de cultura consiste em cultivar uma espécie diferente por somente alguns meses, entre os ciclos da cultura principal.
Fonte: Pedra Agroindustrial
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas