União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Atvos intensifica transformação digital com projeto de migração de dados para nuvem
Publicado em 09/02/2024 às 09h32
Foto Notícia
Com apoio da empresa Atos, todo o ambiente operacional da companhia foi migrado em apenas sete meses, impactando positivamente mais de 10 mil colaboradores 
A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do País, avança seus passos no uso de tecnologias digitais e migra toda sua infraestrutura de Tecnologia da Informação (T.I.) para a nuvem. Esta jornada de inovação conta com a parceria da Atos, empresa líder do setor de transformação digital e responsável pela migração dos principais sistemas corporativos da companhia em apenas sete meses.  

A mudança visa atender a sólida estratégia de crescimento da empresa de bioenergia, que prevê investir um total de R$ 4,6 bilhões até a safra de 2025/2026 para expandir seus índices de produção, além de ampliar seus aportes em novas tecnologias e inovação no campo e na indústria. Com a adoção da nuvem, a Atvos ganha em modernização, eficiência e escalabilidade, além de garantir um melhor e maior controle dos gastos em todas as frentes de negócio. 

“Esta é uma iniciativa que vai possibilitar um aumento importante da capacidade do ambiente de processamento de dados da companhia, o que vem ao encontro do novo e intenso momento de crescimento e transformação pelo qual a Atvos vem passando desde a última safra”, destaca Alexandre Maganhato, Chief Technology Officer da Atvos. “A completa transição da Atvos para a nuvem é mais do que uma evolução tecnológica, é um salto estratégico rumo à inovação e excelência operacional. Este movimento abre caminhos promissores para um futuro de crescimento e transformações significativas, alinhando-nos às tendências de sustentabilidade e novas tecnologias disponíveis no mercado”, complementa o executivo.

O novo ambiente usa a plataforma de nuvem de Google Cloud e impactou positivamente os resultados da área de Tecnologia da Informação da produtora de bioenergia, que contou com a expertise de 20 especialistas da Atos para a transferência de conhecimento sobre como utilizar todas as aplicações do cloud. O projeto foi desenvolvido para gerar o menor impacto possível no ambiente produtivo da companhia. “Dado que o negócio da Atvos move toda a sociedade a partir da sinergia entre atividades agrícolas e industriais, um dos nossos diferenciais foi levar a organização para a nuvem com o menor downtime. Ou seja, entregamos inovação sem paralisar a operação e considerando o tempo certo para não impactar o período de entressafra de cana-de-açúcar”, comenta Daniel López, Diretor de Operações da Atos na América do Sul. 

Com a migração para a nuvem, a Atvos espera expandir seus projetos com a Atos envolvendo aplicações na nuvem com Inteligência Artificial. 

A Atos disponibiliza serviços de cloud híbrida, privada e gerenciamento multicloud oferecendo uma experiência completa de jornada para a nuvem. A partir da união de ferramentas e tecnologias certas, equipe altamente capacitada e grande ecossistema de parceiros, a empresa auxilia os clientes em todas as etapas de adoção e gestão de aplicações em nuvem. Já são mais de 1 milhão de workloads entregues, 50 mil aplicações transformadas para multicloud e mais de 500 projetos globais de cloud.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.
Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações clique aqui.

Sobre a Atos

A Atos é líder global em transformação digital com 107 mil funcionários e receita anual de mais de € 11 bilhões. Número um europeu em cibersegurança, nuvem e computação de alto desempenho, o Grupo fornece soluções completas sob medida para todas as indústrias em 69 países. Pioneira em serviços e produtos descarbonização, a Atos está comprometida com um digital seguro e descarbonizado para seus clientes. A Atos é um SE (Societas Europaea), listado na Euronext Paris.

O objetivo da Atos é ajudar a projetar o futuro do espaço da informação. Sua expertise e serviços apoiam o desenvolvimento do conhecimento, da educação e da pesquisa em uma abordagem multicultural e contribuem para o desenvolvimento da excelência científica e tecnológica. Em todo o mundo, o Grupo permite que seus clientes, funcionários e membros de sociedades em geral vivam, trabalhem e se desenvolvam de forma sustentável, em um espaço de informação seguro.


 
Letícia Giacometti
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas