União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Tereos reduz em 14% consumo de diesel no Brasil com medidas para descarbonizar
Publicado em 06/03/2024 às 09h17
Foto Notícia
A Tereos, segunda maior produtora de açúcar no Brasil, reduziu o consumo de diesel em mais de 3,4 milhões de litros em sua frota no país ao longo de 2023, obtendo uma redução de 14% em relação ao ano anterior, à medida que busca descarbonizar suas operações, informou a empresa à Reuters.

A economia foi obtida por meio de uma série de medidas adotadas ao longo da safra, afirmou a Tereos, citando a utilização de diesel aditivado em toda a sua frota e adoção do diesel S-10 em 100% de seus veículos e equipamentos.

No último ciclo agrícola, a empresa também investiu na renovação da frota que, conforme legislação vigente, requer a utilização de Arla no combustível, reagente que reduz emissões.

O consumo de diesel é um dos maiores emissores de carbono de uma empresa do setor de açúcar e etanol, que tem grandes extensões de canaviais para tratar e colher.

Com as iniciativas, a Tereos deixou de emitir 9 mil toneladas de CO2 no período com a redução no consumo de diesel --o cálculo foi feito considerando fatores de conversão baseados na ferramenta GHG Protocol.

"A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia de negócio. Cada vez mais, investimos em projetos que reforçam esse compromisso e nos permitem reduzir nosso impacto no meio ambiente", disse o diretor de Sustentabilidade, Relações Institucionais e Novos Negócios da Tereos, Felipe Mendes, em nota.

A Tereos lembrou que o diesel S-10, que passou a ser adotado em toda a frota, é menos poluente do que o diesel S-500 por possuir menos enxofre em sua composição, além de promover mais eficiência e melhorar o desempenho dos motores.

A realização de treinamentos de motoristas e operadores de máquinas agrícolas, assim como calibração e lastragem de tratores, foram outras iniciativas que impactaram a redução do consumo de diesel.

"Por meio dessas ações, reforçamos nossos compromissos com a economia de baixo carbono sem deixar a lado a eficiência operacional", completou o diretor de Operações Agroindustriais, Everton Carpanezi.

Para a safra 2024/2025, a Tereos afirmou que está atualizando a frota de caminhões canavieiros com motor Euro 6., que são mais eficientes, consomem menos combustível e, consequentemente, possuem menor emissão de carbono.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas