União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Estados Unidos pressionam pela retomada das exportações de petróleo em oleoduto na Turquia
Segundo a Reuters, um diplomata norte-americano participará de uma reunião em Bagdá para tratar do assunto
Publicado em 06/03/2025 às 15h28
Foto Notícia
Segundo informações da Reuters, um diplomata enviado pelos Estados Unidos participará de uma reunião em Bagdá, capital do Iraque, nesta quinta-feira (6), para discutir a retomada das operações de petróleo pelo oleoduto Ceyhan, na Turquia.

O encontro será sediado pelo Ministério do Petróleo do Iraque e tem como objetivo acelerar a retomada das exportações de petróleo da região do Curdistão iraquiano. As negociações, no entanto, foram adiadas para hoje devido a desentendimentos entre as empresas petrolíferas e o governo iraquiano sobre os termos do acordo.

Ainda de acordo com a Reuters, um funcionário do Ministério do Petróleo do Iraque, com conhecimento direto da reunião, afirmou que a presença do diplomata dos EUA da embaixada do país em Bagdá, foi requisitada pelo governo norte-americano.

Segundo o órgão iraquiano, a presença do diplomata dos EUA tem como objetivo ajudar a eleger soluções para os problemas que impedem a retomada das exportações de petróleo de uma forma que satisfaça todas as partes.

Além disso, a reunião acontece em um contexto que o Iraque é pressionado por Washington para permitir exportações de petróleo curdo via Turquia, na intenção de reduzir as exportações de petróleo iraniano como parte de seus esforços para conter o programa nuclear do Irã.
Fonte: DATAGRO
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas