União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

IEA prevê excedente no mercado global de petróleo para 2025
Do lado da oferta, a IEA prevê que o crescimento da oferta global em 2025 dobrará em relação ao ritmo de crescimento de 2024
Publicado em 13/03/2025 às 15h26
Foto Notícia
A oferta global de petróleo poderá exceder a demanda em cerca de 600.000 barris por dia este ano, informou a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) em um relatório mensal sobre o mercado de petróleo nesta quinta-feira (13), após revisar para baixo sua previsão de crescimento da demanda para 2025.

Esse excedente pode aumentar em mais 400.000 bpd se a Opep+ estender a reversão dos cortes de produção e não conseguir controlar a superprodução em relação às cotas, disse a agência sediada em Paris.

O relatório de fevereiro da IEA sobre o mercado de petróleo sugeria um excedente um pouco menor, de cerca de 500.000 bpd, segundo cálculos da Reuters baseados em dados da IEA.

A IEA revisou para baixo sua previsão de crescimento da demanda de petróleo para 2025 em 70.000 bpd, para cerca de 1 milhão de bpd, com o crescimento impulsionado em grande parte pela Ásia, especificamente pela indústria petroquímica da China.

Os dados destacam o desafio que o grupo de produtores da Opep+ enfrenta para equilibrar o mercado de petróleo este ano, já que as crescentes tensões comerciais globais podem afetar a demanda em um cenário de crescimento robusto da oferta.

“As condições macroeconômicas que sustentam nossas projeções de demanda de petróleo se deterioraram no mês passado com a escalada das tensões comerciais entre os EUA e vários outros países”, disse a IEA, o que levou à redução de suas estimativas de crescimento da demanda para o quarto trimestre de 2024 e o primeiro trimestre deste ano.

Do lado da oferta, a IEA prevê que o crescimento da oferta global em 2025 dobrará em relação ao ritmo de crescimento de 2024, para cerca de 1,5 milhão de bpd, supondo que a Opep+ mantenha os níveis de corte após sua redução planejada para abril.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas