União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Eneva obtém autorização da ANP para atuar em carregamento de gás natural
Publicado em 24/08/2020 às 17h55
A Eneva obteve na última sexta-feira, 21, autorização para exercer atividade de carregamento de gás natural, elevando para 55 o número de empresas capacitadas para atuar no segmento, sendo 12 inscritas apenas este ano.

A autorização ocorre na véspera da anunciada votação da Lei do Gás (PL 6407), na Câmara dos Deputados, que visa impulsionar o mercado de gás no Brasil.

A Eneva, ex-MPX, é uma empresa integrada que produz energia elétrica a partir dos seus campos de gás natural. É também uma das candidatas ao terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Petrobras na Bahia.

A autorização é dada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e permite que os agentes estejam aptos a participar de chamadas públicas para contratação de capacidade em gasodutos de transporte e celebrar contratos de serviço de transporte com transportadores autorizados ou concessionários da atividade de transporte.

Entre as empresas que conseguiram autorização este ano da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para participar do mercado de carregamento de gás estão Vale, Engie Comercializadora, Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Suzano. No ano passado foram concedidas 29 autorizações, depois de apenas um registro para a CPFL Brasil Varejista em 2018.

A primeira autorização para carregamento de gás no Brasil foi concedida para a Petrobras em 2014. No mesmo ano, foram registradas autorizações para a comercializadora Tradener, a Gás Brasiliano Distribuidora, Geradora de Energia do Espírito Santo e a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).
Fonte: Estadão Conteúdo
Texto extraído do portal Istoé Dinheiro
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas