União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Alerta laranja: previsão indica chuva forte em grande parte do país
Combinação do calor, alta umidade e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentam as precipitações
Publicado em 05/03/2024 às 07h26
Foto Notícia
A semana começa com previsão de grandes acumulados de chuva no interior do Brasil, em áreas do Centro-Oeste e Nordeste. Diversas regiões podem ultrapassar os 60 milímetros de chuva ao longo dos próximos dias, devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas intensas no centro-norte do Brasil devem durar até pelo menos o fim da semana. Um alerta laranja está ativo no Nordeste, com chance de chuva de até 100 milímetros em 24 horas já para terça-feira (5/3).

As cidades de Barreiras, na Bahia, e Balsas, no Maranhão, são dois exemplos de regiões que vão enfrentar chuva nos próximos dias.

Norte

São previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50 milímetros em praticamente toda a região. O destaque fica para as áreas do Amazonas, Pará, sul de Roraima e norte de Tocantins, onde são esperados raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, a tendência é que as chuvas sejam mais isoladas e com menores acumulados. No norte de Roraima, não há previsão de chuva.

Nordeste

No centro-norte da região, são previstas pancadas que podem ser localmente fortes e se esperam volumes superiores a 70 milímetros. As chuvas isoladas acontecem por toda região, mas em menores acumulados ao longo dos próximos cinco dias.

Centro-Oeste e Sudeste

De acordo com o Inmet, em grande parte das regiões, são previstas pancadas de chuvas maiores que 70 milímetros, que devem ser fortes no centro-sul de Minas Gerais, noroeste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Goiás.

Essas chuvas virão acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, devido à convergência de umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados.

Sul

A semana começou com pancadas de chuva no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná. Esses volumes também devem chegar a 70 milímetros em razão do avanço de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano.
 
Por Marcos Fantin --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas