União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Falta de chuva pode prejudicar lavouras de milho no Norte do Paraná
O feijão também apresenta tendência de produção final abaixo das expectativas em virtude da seca
Publicado em 07/05/2025 às 09h27
Foto Notícia
A falta de chuva pode prejudicar lavouras de milho segunda safra na região Norte do Paraná. Em boletim divulgado nesta terça-feira (6/5), o Departamento de Economia Rural (Deral) do governo paranaense aponta que “como as últimas chuvas expressivas ocorreram há mais de 10 dias em algumas regiões, os produtores voltam a se preocupar com as condições para o milho 2ª safra”.

De acordo com o Deral, as condições do clima resultam em mais municípios apontando perdas consolidadas na cultura no Norte paranaense. Apesar disso, as primeiras áreas colhidas apresentaram rendimento satisfatório, sendo que as mais tardias deverão registrar produtividade reduzida - informa o boletim, referente ao período de 29 de abril a 5 de maio.

O milho segunda safra tem 100% de área plantada no Estado, com 14% das lavouras apresentando condições ruins, 24% média e 62% boa.

O Deral destaca ainda, na publicação, que as expectativas são baixas para a soja segunda safra no Paraná. “O cenário é marcado por baixo investimento, clima desfavorável e intenso ataque de pragas, principalmente da mosca-branca”, relatam os técnicos do Deral.

Feijão

O feijão também apresenta tendência de produção final abaixo das expectativas, em virtude da seca. O boletim ressalta que a colheita da cultura se intensificou na última semana. “É possível observar muitas áreas dessecadas, o que indica que a colheita deve avançar mais nos próximos dias”, avalia o Deral.

Os analistas do órgão identificaram ainda que foram registradas áreas com produtividades abaixo do esperado, bem como acima.

A colheita nas lavouras paranaenses de feijão chega a 22%, com 12% em situação ruim, 29% média e 59% boa.

Culturas de inverno

O boletim também traz informações sobre as culturas de inverno. Segue a semeadura de aveia preta, branca e azevém no Estado, tanto para cobertura quanto para formação de pastagens destinadas ao gado de corte e de leite. Segundo a publicação, o trabalho de plantio deve ser intensificado à medida que as culturas de 2ª safra forem colhidas.

A semeadura do trigo está em andamento e, também conforme o Deral, as lavouras germinadas apresentam boas condições. Em alguns municípios, o zoneamento se inicia em 10 de maio, o que deve abrir novas frentes de plantio.

 
Carolina Mainardes
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas