União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Garantias russas à Ucrânia começam com ataque a porto. Grãos carregarão preço de guerra
Publicado em 25/07/2022 às 07h12
Foto Notícia
Baseado nas fragilidades evidentes do acordo para exportações da Ucrânia, Money Times publicou, às 10 horas de ontem, que poderia estar sendo prematuro o otimismo despejado, por exemplo, sobre as quedas dos preços do trigo e milho. Cerca de 2h30 depois, veio a notícia de novos ataques ao porto de Odessa.

As garantias russas, que confirmou a ação, dadas à Turquia, mediadora das negociações, e à ONU, sempre ficarão sob cercada de mais dúvidas que otimismo. E tudo isso acabará nos preços dos produtores, tornando a duvidosa oferta ucraniana.

Se as promessas funcionarem capengando, os grãos carregarão preços com prêmios de guerra sobre Chicago.

Os prêmios dos seguros marítimos não deverão ceder e precisa combinar com os armadores se eles vão arriscar, ainda mais dando conta de que as minas aquáticas espalhadas podem não ser removidas 100% no corredor aberto no Mar Negro.

As cotações do Baltic Dry Index para carga seca também devem subir, com mais impactos aos preços dos produtos.

Vladimir Putin quer mais da Ucrânia e do Ocidente, em termos de esperar o oferecimento de distensão, militar e econômica, como o relaxamento das sanções.

E não terá. Os ataques do sábado, hora depois de anunciado o acordo, foi um aviso.

O episódio também esconde os riscos para o transporte dos grãos até os portos ucranianos, além do que toda a infraestrutura logística, entre transportes e armazenagens nos entrepostos e porto devem estar seriamente comprometidas.

Ainda por cima, são poucas as certezas sobre o volume de grãos que a Ucrânia teria para entregar ao mercado. Fala-se em 19 milhões de toneladas de trigo e 25 milhões/t de milho, mas são dados verificados em condições de guerra, pouco confiáveis.
Giovanni Lorenzon
Fonte: Money Times
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas