União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Etanol ganha competitividade em PE e se torna mais vantajoso em 11 UFs
Publicado em 10/01/2024 às 09h22
Foto Notícia
O etanol hidratado, que compete com a gasolina nas bombas, ganhou competitividade nos postos de Pernambuco e agora está economicamente mais vantajoso do que a gasolina em 11 unidades da federação, considerando o padrão de consumo da média da frota flex brasileira.

De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) realizado na semana encerrada em 6 de janeiro, os preços do etanol até subiram nos postos pernambucanos (0,54%), mas em proporção menor do que a gasolina (1,33%), o que ofereceu vantagem ao biocombustível.

Como resultado, o litro do etanol passou a valer 69,98% do preço da gasolina - abaixo da paridade técnica de 70%, válida para a média da frota flex do país.

Se considerado este nível de paridade, o etanol oferecia vantagem na semana passada em dez unidades federativas além de Pernambuco: Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mato Grosso

Porém, em veículos mais novos, o etanol consegue oferecer mais vantagem do que a gasolina mesmo se o preço estiver em 75%. Considerando este patamar de paridade, o biocombustível oferecia vantagem em 19 unidades federativas na semana passada.

A relação mais vantajosa é registrada em Mato Grosso, onde o etanol valia 54,9% do preço da gasolina, abaixo inclusive da correlação registrada na semana anterior (55,3%).

O Estado tem uma produção bem acima do seu consumo devido às recentes indústrias de etanol feito a partir do milho construídas localmente.

Em São Paulo, que abriga metade do mercado consumidor nacional, o etanol valia na semana passada 59,9% do preço do derivado fóssil, praticamente sem alterações em uma semana (60%).
Camila Souza Ramos
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas